sexta-feira, 12 de novembro de 2010

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Milhares na ruas!

A DNAEESB saúda os milhares de estudantes que por todo o país saíram à rua com concentrações, apitões, manifestações e várias outras formas de luta que fizeram deste dia 10 de Novembro um grande dia de Luta Nacional dos Estudantes do Ensino Secundário e Básico!

Os estudantes saíram à rua em Faro, Beja, Serpa, Arraiolos, Vendas Novas, Reguengos, Évora, Vila Viçosa, Lisboa, Torres Vedras, Sintra, Torres Novas, Entroncamento, Seia, Aveiro, Coimbra, Cantanhede, Figueira da Foz, Porto, Matosinhos, Ermesinde, Braga, Esposende, Valença, Almada, Barreiro, Moita, Setúbal e Seixal.

Foram centenas de acções de luta em dezenas de localidades e concelhos, onde os estudantes mostraram que lutam e continuarão a lutar por uma escola pública e democrática, sempre com muita confiança e alegria de que as suas reivindicações serão ouvidas.

Lutamos e continuaremos a lutar contra os cortes na Acção Social Escolar que o Governo pôs em marcha, contra os mega-agrupamentos, que levam a que haja menos funcionários, psicólogos e técnicos e é mais um passo na privatização das escolas. Lutamos e continuaremos a lutar contra o Estatuto do Aluno, que apesar da vitória dos estudantes com a alteração do regime de faltas, foi agravado pelo Governo, que aumentou os poderes do director e diminuiu a participação dos estudantes na vida democrática da escola.

As escolas básicas e secundárias do país continuam todos os anos a caminhar para uma maior degradação. Não admitimos que chova dentro das escolas, que não haja aquecimento no Inverno, que em muitas escolas não exista um pavilhão para a prática da educação física, que exista meia dúzia de computadores acessíveis para centenas de estudantes. Além disto, mesmo as escolas que sofreram recentemente obras da EPE Parque Escolar já têm estes problemas: chuva e pavilhões sem paredes e outras faltas de materiais que prejudicam o funcionamento normal das aulas e dos vários serviços. Lutamos e lutaremos por reais condições materiais nas escolas!

A falta de funcionários e de professores para dar resposta às necessidades é cada vez maior. É inadmissível que haja serviços nas escolas que encerrem mais cedo, ou que enquanto um serviço estiver aberto outro não possa abrir; que passemos semanas sem aulas numa disciplina porque não há professores que hajam turmas com mais de 30 alunos! Não compreendemos como é que existindo estas dificuldades todas, o Governo PS quer fazer mais cortes no Orçamento de Estado para a Educação em cerca de 12% e acabar com a contratação de funcionários a partir de Janeiro. Estamos em luta por um real investimento na Educação!

Exigimos a real implementação da Educação Sexual, que na maioria das escolas ainda não foi implementada! Exigimos o fim dos exames nacionais que todos os anos barram o acesso ao Ensino Superior a milhares de jovens! Lutamos por uma educação que está cada vez mais cara quando as famílias vivem cada vez pior, o melhor exemplo são os materiais escolares e os manuais que são muito caros, a privatização dos serviços das escolas que levam ao aumento dos preços e ainda a intenção do governo cortar nos passes sociais.

Sendo estas ofensivas enquadradas num quadro de ataque e de agravamento aos direitos dos trabalhadores, os estudantes e a DNAEESB expressam também com este dia de Luta a sua solidariedade com os trabalhadores na Greve Geral do dia 24 de Novembro.

Assim, depois de um grande Dia Nacional de Luta como o de hoje, os estudantes irão continuar a intensificar a sua luta pelos seus direitos, por uma escola Pública e Democrática!

Viva a luta dos estudantes!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

É JÁ AMANHÃ!!

É já amanhã que seremos muitos mil nas ruas a lutar por um real investimento na educação, um estatuto inclusivo, mais funcionários e professores e condições materiais efectivas, por uma avaliação contínua e justa - não aos exames nacionais! - e pela real implementação da Educação Sexual! Por uma escola Pública e Democrática!

Estas são mais escolas que também amanhã vão estar na rua com a luta dos estudantes:

ES João de Barros (Seixal)
ES Aurélia de Sousa (Porto)
ES Cerco (Porto)
ES Filipa de Vilhena (Porto)
ES Carolina Michaelis (Porto)
ES Padrao da Legua (Matosinhos)
ES Senhora da Hora (Matosinhos)
EB 23 Leça Palmeira (Matosinhos)
ES Canidelo (Gaia)
ES Valadares (Gaia)
ES Carlos Amarante (Braga)
ES Dona Maria II (Braga)
ES de Maximinos (Braga)
ES Miguel Torga (Sintra)
ES Maria Lamas (Torres Novas)

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

É já Quarta-Feira!





Imprime e distribui na tua escola!

Escolas que saem à rua já esta Quarta-Feira!

ES de Vila Viçosa (Vila Viçosa)
ES de Vendas Novas (Vendas Novas)
ES Tomás Cabreira (Faro)
ES D. Manuel I (Beja)
ES José Afonso (Seixal)
ES Emídio Navarro (Almada)
ES Alfredo da Silva (Barreiro)
ES Santo André (Barreiro)
ES da Moita (Moita)
ES D. Pedro II (Moita)
ES Anselmo de Andrade (Almada)
ES de Seia (Guarda)
ES Pedro Nunes (Lisboa)
ES Eça de Queirós (Lisboa)
ES António Arroio (Lisboa)
ES Camões (Lisboa)
ES Maria Amália (Lisboa)
ES Gil Vicente (Lisboa)
ES Stuart Carvalhais (Sintra)
ES de Carcavelos (Carcavelos)
ES Alves Redol (Vila Franca deXira)
ES Reynaldo dos Santos (Vila Franca de Xira)
ES de Henriques Nogueira (Torres Vedras)
ES Rainha Dna. Leonor (Lisboa)
ES Padre António Vieira (Lisboa)
ES José Afonso (Loures)
ES José Cardoso Pires (Amadora)
EB 2/3 Maria Veleda (Santo António dos Cavaleiros)
ES Ginestal Machado (Santarém)
ES do Entroncamento (Entroncamento)
ES das Taipas (Guimarães)
ES Avelar Brotero (Coimbra)
ES José Falcão (Coimbra)
ES Cargaleiro (Seixal)
ES António Gedeão (Almada)
EB Monte da Caparica (Almada)
ES Monte da Caparica (Almada)
ES Romeu Correia (Almada)
ES Cacilhas-Tejo (Almada)


Nestas escolas os estudantes subscrevem o Apelo lançado pela DNAEESB e estão a preparar acções de Luta para o dia 10 de Novembro!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Em Lisboa do Saldanha ao ME!




A DNAEESB apela a todos as AE's e estudantes do distrito de Lisboa que no grande dia de Luta Nacional de 10 de Novembro, se concentrem pelas 10h no Saldanha, para que todos juntos tenhamos uma grande manifestação até ao Ministério da Educação!