sábado, 14 de março de 2009

Documento do Dia Nacional de LUTA dos Estudantes e do Dia do Estudante, 24 de MARÇO!



Divulga na tua escola! Passa a palavra!

9 comentários:

Anónimo disse...

O dia 24 de Março vai servir para provar (mais uma vez) que os estudantes estão descontentes com estas políticas educativas dos sucessivos governos. Os estudantes sempre souberam dizer NÃO a estas medidas e é assim que irá ser. Porque enquanto a razão estiver do nosso lado, não nos calam. A luta continua!

Bernardo Martins (AE Emídio Navarro)

Anónimo disse...

24 março dia historico para todos os estudantes.
é necessario afirma-lo para defender as conquistas, e defender a escola publica, gratuita e de qualidade para todos, por tudo isto dia 24 sera mais um grande dia de luta nacional!

R.A. disse...

24 de Março é mesmo para partir em grande para a Luta!!
os Estudantes nao estao parados!!!
Por melhores condiçoes nas escolas!Por um regime esducativo mais justo! NAO aos exames!!
Mais aulas de educaçao sexual!!

ESTUDANTES UNIDOS JAMAIS SERAO VENCIDOS!!!!
A LUTA É O CAMINHO!!!
VAMOS TRANSFORMAR O SONHO EM REALIDADE!!
POR UMA ESCOLA PUBLICA DEMOCRÁTICA DE ABRIL!!!!!

Anónimo disse...

Concordo que o regime de faltas nos prejudica, e sou a favor da abolição das faltas no ensino NÃO obrigatório, mas querer acabar com os exames nacionais é infantil.

Seria muito mais importante e vantajoso lutar por um ensino GRATUITO! Tal como consta na Constituição da República Portuguesa, incumbe ao estado "estabelecer progressivamente a gratuitidade de todos os graus de ensino" [Artigo 74º alínea e) do ponto 2] Eu pergunto: conhecem algum grau de ensino que seja gratuito? Não. Nem sequer o ensino básico, que apesar de constar nesse mesmo documento: incumbe ao estado "assegurar o ensino básico universal, obrigatório e gratuito" [Artigo 74º alínea a) do ponto 2], continua a ter custos para os estudantes.

Se querem ser levados a sério, lutem para acabar com as injustiças sociais, em vez de lutarem para não serem avaliados.

Anónimo disse...

Andre todo o teu comentario me deixa confuso, ora queres que a gente lute contra injustiças, ora nos dizes para nao lutar pelo fim dos exames.
Uns têm as melhores condições para ir a exame nacional. outros estudam em escolas sem as minimas condições. claro assim os exames são a coisa mais juta. quanto a avaliaçao continua, os exames não a metem nada em causa.
não sei se conseguiste perceber que a luta dos estudantes sempre foi e sempre sera a luta por uma escola publica gratuita e democratica para todos! Só não somos levados a serio por gente que nem é gente a sério. A LUTA CONTINUA ESTUDANTES ESTÃO NA RUA!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Boas colegas;

Dá-me uma grande alegria ver tantas Associações de Estudantes e tantas Escolas com a LUTA dos Estudantes!
Por uma Escola Publica, Gratuita, de Qualidade, Democrática e para todos!

É Bom ver que existem tantas AE's que defendem os direitos e aspirações dos estudantes e estão com eles na luta! É para isso que são eleitas!

Espero que este numero cresça até ao dia 24 e que continue a crescer depois!!! É a prova provada de que os estudantes estão na RUA e que a LUTA continua!!!

Abraços..

Anónimo disse...

Fred, concordo contigo na questão em que há diferenças e desigualdades no ensino. No entanto, gostava que houvesse alguem a perceber que os exames não sao uma coisa "má". São apenas situações "limite" em que testam a nossa capacidade a nivel nacional.

Se no teu futuro emprego (tu ou outra pessoa qualquer) for confrontado com uma situção alaviativa como esta, vão fazer o que? Tentar despedir o patrão? [como nós andamos a tentar fazer à Srª Ministra da (des)Educação].

Apenas penso que alguns dos argumentos não são válidos de argumentar. Se fizessemos um inquérito aos alunos, acredita que a maior parte não gosta (como é compreensivel) dos exames, mas não lhes quer por termo.

Democracia na escola.... era bom era!

Anónimo disse...

André,

Os exames desigualam coisas desiguais à partida (estudantes em diferentes escolas e condições sócioeconómicas, etc.) e isso só causa mais desigualdade.

Medo de ser avaliado? oi? Tenho testes, tpc's, trabalhos, pontualidade, assiduidade, empenho, estudo e evolução...isto é quê? desporto? tenho ouvido chamar-lhe avaliação contínua, que até vem consagrada na constituição da republica que citaste.

Não me venham dizer que não haver exames é uma impossibilidade do genoma humano e que isso poria em causa a sobrevivência da espécie humana. Os exames não existem desde sempre, e dantes os estudantes não eram avaliados?

Temos que lutar pelo FIM dos Exames e pelo fim das desigualdades na Educação!

Abraço