A DNAEESB saúda os milhares de estudantes que por todo o país saíram à rua com concentrações, apitões, manifestações e várias outras formas de luta que fizeram deste dia 10 de Novembro um grande dia de Luta Nacional dos Estudantes do Ensino Secundário e Básico!
Os estudantes saíram à rua em Faro, Beja, Serpa, Arraiolos, Vendas Novas, Reguengos, Évora, Vila Viçosa, Lisboa, Torres Vedras, Sintra, Torres Novas, Entroncamento, Seia, Aveiro, Coimbra, Cantanhede, Figueira da Foz, Porto, Matosinhos, Ermesinde, Braga, Esposende, Valença, Almada, Barreiro, Moita, Setúbal e Seixal.
Foram centenas de acções de luta em dezenas de localidades e concelhos, onde os estudantes mostraram que lutam e continuarão a lutar por uma escola pública e democrática, sempre com muita confiança e alegria de que as suas reivindicações serão ouvidas.
Lutamos e continuaremos a lutar contra os cortes na Acção Social Escolar que o Governo pôs em marcha, contra os mega-agrupamentos, que levam a que haja menos funcionários, psicólogos e técnicos e é mais um passo na privatização das escolas. Lutamos e continuaremos a lutar contra o Estatuto do Aluno, que apesar da vitória dos estudantes com a alteração do regime de faltas, foi agravado pelo Governo, que aumentou os poderes do director e diminuiu a participação dos estudantes na vida democrática da escola.
As escolas básicas e secundárias do país continuam todos os anos a caminhar para uma maior degradação. Não admitimos que chova dentro das escolas, que não haja aquecimento no Inverno, que em muitas escolas não exista um pavilhão para a prática da educação física, que exista meia dúzia de computadores acessíveis para centenas de estudantes. Além disto, mesmo as escolas que sofreram recentemente obras da EPE Parque Escolar já têm estes problemas: chuva e pavilhões sem paredes e outras faltas de materiais que prejudicam o funcionamento normal das aulas e dos vários serviços. Lutamos e lutaremos por reais condições materiais nas escolas!
A falta de funcionários e de professores para dar resposta às necessidades é cada vez maior. É inadmissível que haja serviços nas escolas que encerrem mais cedo, ou que enquanto um serviço estiver aberto outro não possa abrir; que passemos semanas sem aulas numa disciplina porque não há professores que hajam turmas com mais de 30 alunos! Não compreendemos como é que existindo estas dificuldades todas, o Governo PS quer fazer mais cortes no Orçamento de Estado para a Educação em cerca de 12% e acabar com a contratação de funcionários a partir de Janeiro. Estamos em luta por um real investimento na Educação!
Exigimos a real implementação da Educação Sexual, que na maioria das escolas ainda não foi implementada! Exigimos o fim dos exames nacionais que todos os anos barram o acesso ao Ensino Superior a milhares de jovens! Lutamos por uma educação que está cada vez mais cara quando as famílias vivem cada vez pior, o melhor exemplo são os materiais escolares e os manuais que são muito caros, a privatização dos serviços das escolas que levam ao aumento dos preços e ainda a intenção do governo cortar nos passes sociais.
Sendo estas ofensivas enquadradas num quadro de ataque e de agravamento aos direitos dos trabalhadores, os estudantes e a DNAEESB expressam também com este dia de Luta a sua solidariedade com os trabalhadores na Greve Geral do dia 24 de Novembro.
Assim, depois de um grande Dia Nacional de Luta como o de hoje, os estudantes irão continuar a intensificar a sua luta pelos seus direitos, por uma escola Pública e Democrática!
Viva a luta dos estudantes!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Dois estudantes da Escola Secundária Infanta Dona Maria também participaram na manifestação em Coimbra.
No Agrupamento de Escolas da Batalha, ainda não há listas nem sequer associação, ainda nao passou nenhum papel a falar da candidatura ás listas.
Acabam por tratar mal os alunos que lá vão perguntar por se cansarem de os ouvir. É ASSIM O PAIS QUE TEMOS.
Ola colega tudo bem?
Tens razão é muito triste.
Todo o processo eleitoral tem de ser garantido pela antiga associação de estudantes caso não haja, quem marca e quem garante o processo eleitora são as listas candidatas e nunca a direcção da escola... Não sei se respondi.
Os melhores comprimentos ass:Luís Encarnação
Enviar um comentário