sábado, 22 de novembro de 2008

LUTA NACIONAL DIA 4 DEZEMBRO!

Colegas,

A Delegação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Secundário e Básico (DNAEESB) é uma estrutura informal, eleita no Encontro Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Básico e Secundário. Os seus objectivos são ajudar a concretizar as conclusões aprovadas pelas AE’s no Encontro.

O último Encontro decorreu no passado mês de Fevereiro, na Escola Secundária Leal da Câmara, em Sintra e as conclusões, para além da eleição da DNAEESB, foi no sentido de lutar contra as políticas de ensino deste Governo, Destacamos as principais reivindicações apresentadas pelas Associações de Estudantes:

-o fim do Estatuto do Aluno e do seu Regime de Faltas;

-o fim do Regime de Autonomia e Gestão das Escolas, que trazem directores e empresas para gerir as escolas;

-o fim dos exames nacionais, que funcionam como filtro entre quem segue para o ensino superior e quem fica mais um ano no secundário;

-a melhoria das condições materiais e humanas das escolas;

-a efectiva aplicação da Educação Sexual nas escolas;

Este início de ano lectivo ficou marcado por grandes lutas estudantis, nomeadamente o dia 5 de Novembro, surgido de um apelo de uma Associação de Estudantes da Delegação, a AE Gonçalves Zarco, que juntou por todo o país mais de 30 000 estudantes. A luta continuou e o governo foi obrigado a recuar: já veio dar o dito por não dito e decidiu “esclarecer” os estudantes sobre o regime de faltas: quem está doente não tem que fazer o exame de recuperação(!).

Para a DNAEESB, esta posição do governo mostra que tremeu perante a luta dos estudantes e tenta acalmar o descontentamento com medidas de fachada. No nosso entender, é todo o Regime de Faltas e todo o Estatuto do Aluno que tem de acabar. Para além disso, os problemas das escolas não se esgotam no Estatuto. Continuam a haver escolas degradadas, sem aquecimento, sem equipamentos, existem empresas a entrar nos órgãos de gestão das escolas, directores a serem “eleitos”, pavilhões e campos de futebol a serem alugados à hora em que os estudantes não podem jogar…

Por isso, a Delegação apela às Associações de Estudantes e aos estudantes que façam do próximo dia 4 de Dezembro um grande Dia Nacional de Luta, para derrotarmos estas políticas.

A Delegação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Básico e Secundário

Contactos:

André Martelo (AE José Afonso - Seixal) – 967650704

Diana Simões (AE Leal da Câmara - Sintra) - 933545386

Nicole Santos (AE Gonçalves Zarco) - 934542030

dnaeesb@gmail.com

3 comentários:

Bruno Vieira disse...

AVANTE COLEGAS

TODOS UNIDOS SOMOS OUVIDOS ONDE QUER QUE SEJA.

VAMOS À LUTA POR UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA.


ABRAÇO

Anónimo disse...

-o fim do Estatuto do Aluno e do seu Regime de Faltas;

tem de existir um estatuto do aluno, vocês não concordam é com um dos seus pontos..

-o fim dos exames nacionais, que funcionam como filtro entre quem segue para o ensino superior e quem fica mais um ano no secundário;

que estupidez pura... é mesmo essa a intenção dos exames nacionais, existir um filtro para tentar colocar todos os alunos de portugal com no mesmo patamar, não sendo uns beneficiados e outros não por professores que dão notas não merecidas, assim com exame nacional todos os alunos têm o mesmo elemento avaliativo o que faz com exista uma concorência (mais) leal. Eu sou estudante do 12º ano e concordo perfeitamente com a existência de exames nacionais porque caso contrário poderiam existir (mais) injustiças por professores darem notas mais altas a alunos que mereçam menos que eu e entrarem à minha frente na faculdade.

-a melhoria das condições materiais e humanas das escolas;

Não sei se vocês têm noção disso, a maioria do povo português não tem essa noção mas Portugal juntamente com todo o Mundo está a entrar num estado de crise enorme, em que vai faltar de comer a muita gente que hoje vive bem, acreditem para o ano vai ser muito pior e vocês reindivicam melhorias das condições materiais e humanas das escolas que por sinal na sua maioria só estão mal devido à irresponsabilidade e estupidez dos alunos. Claro que há excepções mas não generalizem como um dos factores que querem ver mudados, há escolas muito mal equipadas e degradadas mas a verdade é que a maioria tem excelentes condições materiais e humanas.


-a efectiva aplicação da Educação Sexual nas escolas;

O que é isto? Porque é que todas as educações têm de ser delegadas à escola? Que eu saiba a Educação Sexual deveria ser transmitida pelos pais, se os vossos pais não vos ensinaram o que precisavam de saber tenho pena de vós... ou então vão a um centro de saúde que eles explicam-vos. A educação sexual não é nada de importante...

Reindiviquem sobre o que é importante, não sobre ninharias e coisas como estas que vocês falam... Lutem ao lado dos professores porque caso as medidas que o governo quer implementar vão para a frente quem vai sair prejudicado serão certamente os alunos!


O pensamento deve ser critico.

Anónimo disse...

"O pensamento deve ser critico."
Gosto!

"que estupidez pura..." (começas bem)

Os exames nacionais são a maior barreira à progressão no ensino que existe e deturpam a componente pedagógica da escola que deve ser para transmitir conhecimento e não ensinar a fazer exames.

"colocar todos os alunos de Portugal com no mesmo patamar" (tudinho igual!) O Exame pode ser igual mas as condições com que se parte são muito diferentes. Explicações, livros de apoio, condições sócio-económicas...nada que influencie a vida de um estudante, porque quando entramos na escola a vida fica à porta.

Afirmar que a maioria das "notas não [são] merecidas" é não conhecer nem confiar no nosso sistema educativo e quando me andam 12 anos a dizer que sou avaliado todos os dias, com os trabalhos de casa, participação e empenho através da avaliação continua. Vêm-me dizer que não é bem assim e que tem que vir um exame de 2 horas para avaliar 12 anos de estudo e avaliação diária.

"mereçam menos que eu e entrarem à minha frente na faculdade."
As nossas notas e avaliação ao longo dos anos de estudo têm que reflectir e reflectem na grande maioria dos casos o trabalho e a aprendizagem feita.
E não te preocupes porque para filtrar eles também têm outra solução (além dos exames), que são as propinas e as vagas de acesso ao ensino superior que garantem que só os que podem pagar (certamente tu poderás pagar) é que lá chegam.

"Não sei se vocês têm noção disso, a maioria do povo português não tem essa noção mas Portugal juntamente com todo o Mundo está a entrar num estado de crise enorme"

Temos perfeita noção disso e também temos perfeita noção dos milhões que os Belmiros e os Berardos andam a meter ao bolso. A conversa do "isto está tão difícil (...) há coisas bem piores (...)" não pega, porque se é um direito dos estudantes ter condições nas escolas para a aprendizagem eles têm é que lutar por ele, porque a sua efectivação não é de todo impossível.

"mas a verdade é que a maioria tem excelentes condições materiais e humanas."
Não sei como tens contacto com a maioria das escolas de todo o país e como te é tão fácil constatar que estão todas em excelentes condições. Mas a realidade foge um bocado à propaganda governamental dos Magalhães e dos circos ilusionistas duma educação de sonho. Ela não existe hoje! Mas lutamos e vamos continuar a lutar para que existe amanha!


"A educação sexual não é nada de importante... "

Portugal é dos países com maior numero de adolescentes gravidas e de jovens infectados com DST's.

Não é importante para ti mas é para os jovens portugueses!

"Porque é que todas as educações têm de ser delegadas à escola?"

Oi? A educação é delegada à escola e dela fazem parte vários campos do conhecimento e a sexualidade é um deles. A escola tem que nos dar acesso a uma sexualidade consciente e esclarecida. Se achas que os teus pais te ensinam tudo ainda bem para ti. Mas isso não acontece com todos. E todos temos direito a uma educação sexual, garantida pelas escolas.

Os professores que lutem pelas suas coisas que nós lutamos pelas nossas e as "ninharias" por que nós lutamos são pela Escola Publica, Gratuita, de Qualidade, Democrática e para todos que defendemos!

"Ninharias" que os estudantes exigem e vão continuar a exigir nas ruas, por muita comichão que isso faça a alguns...


"O pensamento deve ser critico." Definitivamente Gosto!