sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

4 DE DEZEMBRO DIA NACIONAL DE LUTA!

Face à Politica Educativa deste e dos sucessivos Governos de ataque à Escola Pública e Democrática os estudantes estão na rua desde o início do ano a demonstrar o seu descontentamento. Destacamos as principais reivindicações apresentadas pelos estudantes:

- A revogação do Estatuto do Aluno e do seu Regime de Faltas;

- O fim do Regime de Autonomia e Gestão das Escolas, que trazem directores e empresas para gerir as escolas;

- O fim dos Exames Nacionais, que funcionam como filtro entre quem segue para o ensino superior e quem fica mais um ano no secundário;

- A melhoria das condições materiais e humanas das escolas;

- A efectiva aplicação da Educação Sexual nas escolas;

- Um Ensino Publico e Gratuito para todos, contra o elevado custo actual (Livros, transportes, alimentação, materiais, etc.)

- Pela Democracia e Liberdade nas escolas, acabando com os ataques aos Estudantes e suas Associações.

No inicio do ano lectivo, a 5 de Novembro saíram à Rua mais de 30 000 estudantes contra esta Politica Educativa e desde então têm sido muitas as Lutas escola a escola por todo o país, culminando na marcação pela Delegação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Secundário e Básico do dia 4 de Dezembro como dia Nacional de Luta dos Estudantes. Que trouxe de novo às ruas mais de 6 000 estudantes do norte ao sul do país com acções de rua de protesto nos distritos de Setúbal, Porto, Lisboa, Braga, Aveiro, Santarém, Viseu, Leiria, Coimbra, Évora, entre outros. Constituindo uma grande resposta para aqueles que tentam silenciar e travar a Luta dos estudantes, “despachando” as suas reivindicações. Não nos calamos e continuamos a Lutar pelo que defendemos!

Frisar o caso de Viseu onde mais de 2 000 estudantes saíram às ruas desta cidade para contestar estas politicas tendo sido forte e violentamente reprimidos pelas forças policiais, através de agressões físicas e utilização de gás de forma a intimidar os estudantes. Episódios que vêm na linha de acção deste governo de ataque aos direitos e liberdades dos estudantes, somando-se de luta para luta os ataques à Democracia, ao direito de Manifestação, Reunião e Liberdade de Expressão. OS ESTUDANTES EXIGEM SER OUVIDOS!!!

A Luta dos estudantes não parou, nem vai parar, somando ao longo deste período mais de 50 000 estudantes nas ruas, protestando organizada e conscientemente contra estas políticas. A Luta continuará e até ao fim deste ano lectivo serão muitas mais as acções de protesto, dentro e fora das escolas, sempre com a certeza de que é possível mudar a Educação. A LUTA CONTINUA!!!

Contactos André Martelo – 967650704/915596870 / Diana Simões – 933545386 / Nicole Santos – 934542030 ou pelo correio electrónico DNAEESB@GMAIL.COM

2 comentários:

charroco disse...

hum que idéias boas, e visões tão abertas, até diria que tudo isto tem forças politicas por trás!

Mas será que os exames nacionais serão assim tao injustos como acabei de ler? então como pretendem fazer só com a média final? e já agora como e que se pode diferenciar depois os cursos? visto que agora a seriação é efectuada pelos exames efectuados!

Eu não me apetece estar para aqui a escrever porque possivelmente será apagado o comentario visto nao ir ao encontro das vossas idéias iluminadas mas pode ser que um dia venham a perceber, talvez com a idade e com as proprias idéias.

cumpriemtos

Anónimo disse...

O quê?! Estudantes a pensar? organizados? interventivos?
..manipulados de certeza! Não fazem isto sozinhos sem uma força obscura por trás... Acorda! Isso é um preconceito vergonhoso, o de que os estudantes portugueses não tem capacidade para perceber que os exames são a maior barreira
à progressão no ensino!

Apagado? Manda os que quiseres..os estudantes souberam, sabem e saberão responder: NÃO AOS EXAMES!

Pena seres o único a ter ideias iluminadas..Desculpa viver no escuro. Mas prefiro viver aqui no escuro à Luz da razão do que junto aos teus holofotes de preconceito e ataque aos estudantes.

"pode ser que um dia venham a perceber, talvez com a idade e com as próprias ideias."

Que tom paternalista mais bacoco..obrigado pela preocupação mas saberemos manter-nos fieis às ideias dos estudantes e tenho a certeza que com a idade a justeza das nossas reivindicações não passará e continuaremos firmes na luta por um educação mais justa!

Ficam aqui algumas notas de um anterior comentário que fiz também em relação aos exames, esses bastiões da justiça social, da educação publica e da nossa sociedade democrática!

"(abre aspas)Os exames nacionais são a maior barreira à progressão no ensino que existe e deturpam a componente pedagógica da escola que deve ser para transmitir conhecimento e não ensinar a fazer exames.

"colocar todos os alunos de Portugal com no mesmo patamar" (tudinho igual!) O Exame pode ser igual mas as condições com que se parte são muito diferentes. Explicações, livros de apoio, condições sócio-económicas...nada que influencie a vida de um estudante, porque quando entramos na escola a vida fica à porta.

Afirmar que a maioria das "notas não [são] merecidas" é não conhecer nem confiar no nosso sistema educativo e quando me andam 12 anos a dizer que sou avaliado todos os dias, com os trabalhos de casa, participação e empenho através da avaliação continua. Vêm-me dizer que não é bem assim e que tem que vir um exame de 2 horas para avaliar 12 anos de estudo e avaliação diária.

"mereçam menos que eu e entrarem à minha frente na faculdade."
As nossas notas e avaliação ao longo dos anos de estudo têm que reflectir e reflectem na grande maioria dos casos o trabalho e a aprendizagem feita.
E não te preocupes porque para filtrar eles também têm outra solução (além dos exames), que são as propinas e as vagas de acesso ao ensino superior que garantem que só os que podem pagar (certamente tu poderás pagar) é que lá chegam.(fecha aspas)"

Cumprimentos Estudantis de Ideias firmes que não passam com a idade..