sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

A LUTA CONTINUA!

Delegação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Secundário e Básico

Têm sido muitos os ataques à Educação Pública dos últimos governos com um crescente desinvestimento na Educação por parte do governo, deixando as escolas ao abandono, com falta de funcionários e professores. Com a continuação dos Exames Nacionais que não passam de uma barreira elitista e um moldador de notas que todos os anos deixam milhares de estudantes á porta do ensino superior. A Educação Sexual que continua a ser uma exigência e necessidade dos estudantes, o elevado Custo do Ensino que aumenta de ano para ano com o preço dos livros a atingirem valores incomportáveis para as famílias.

O novo Estatuto do Aluno funcionando como um código penal para as escolas põe as culpas do insucesso escolar nos estudantes e nas suas famílias, através da facilitação de medidas punitivas que excluem os alunos do sistema de ensino em vez de uma analise individual de forma a integrar o aluno no meio escolar. Com o seu novo Regime de Faltas, este estatuto é injusto e limitativo do direito dos estudantes de darem faltas justificadas, limitando para o triplo de blocos semanais de uma disciplina as faltas justificadas, sendo esta justificação agora muito mais difícil e reduzida, passando de 5 para 3 dias úteis para a justificação.

O novo Regime de Gestão das Escolas vem acabar com a Democracia nas escolas, com a entrada de um Director na escola, num cargo unipessoal que concentra nele todo o poder dentro das escolas, acabando com a participação e discussão colectiva e democrática. Neste Regime surge também o Concelho Geral de Escola, que possibilita e incentiva a entrada de empresas privadas exteriores às escolas com peso em matérias pedagógicas e económicas. É o abrir das portas das escolas aos privados e à privatização (como já acontece com bares, papelarias, refeitórios, etc.). Os estudantes gritam bem alto: A Educação Não é um Negocio! Não à PRIVATIZAÇÃO!

Face a todos estes ataques à Escola Pública e Democrática os estudantes estão na rua a demonstrar o seu descontentamento com as sucessivas politicas educativas.

Com uma grande jornada de Luta no dia 5 de Novembro que levou á rua mais de 30.000 estudantes do Ensino Secundário e Básico, do norte ao sul do país, numa das maiores lutas estudantis dos últimos anos, deixando claro que os estudantes estão conscientes destes ataques e estão dispostos a lutar pelo direito à Educação.

E desde então têm sido muitas e diversas as lutas em varias escolas e localidades.

Uma luta que não vai parar enquanto os estudantes não virem as suas aspirações e direitos garantidos.

Os estudantes estão na rua a exigir uma Educação Publica, Gratuita, de Qualidade e Democrática para todos. E vão continuar a estar em luta dentro e fora das escolas porque estão conscientes de que este é o caminho para mudar a Educação.

Estudantes unidos jamais serão vencidos!

A LUTA CONTINUA!

Sem comentários: