sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

4 DE DEZEMBRO DIA NACIONAL DE LUTA!

Face à Politica Educativa deste e dos sucessivos Governos de ataque à Escola Pública e Democrática os estudantes estão na rua desde o início do ano a demonstrar o seu descontentamento. Destacamos as principais reivindicações apresentadas pelos estudantes:

- A revogação do Estatuto do Aluno e do seu Regime de Faltas;

- O fim do Regime de Autonomia e Gestão das Escolas, que trazem directores e empresas para gerir as escolas;

- O fim dos Exames Nacionais, que funcionam como filtro entre quem segue para o ensino superior e quem fica mais um ano no secundário;

- A melhoria das condições materiais e humanas das escolas;

- A efectiva aplicação da Educação Sexual nas escolas;

- Um Ensino Publico e Gratuito para todos, contra o elevado custo actual (Livros, transportes, alimentação, materiais, etc.)

- Pela Democracia e Liberdade nas escolas, acabando com os ataques aos Estudantes e suas Associações.

No inicio do ano lectivo, a 5 de Novembro saíram à Rua mais de 30 000 estudantes contra esta Politica Educativa e desde então têm sido muitas as Lutas escola a escola por todo o país, culminando na marcação pela Delegação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Secundário e Básico do dia 4 de Dezembro como dia Nacional de Luta dos Estudantes. Que trouxe de novo às ruas mais de 6 000 estudantes do norte ao sul do país com acções de rua de protesto nos distritos de Setúbal, Porto, Lisboa, Braga, Aveiro, Santarém, Viseu, Leiria, Coimbra, Évora, entre outros. Constituindo uma grande resposta para aqueles que tentam silenciar e travar a Luta dos estudantes, “despachando” as suas reivindicações. Não nos calamos e continuamos a Lutar pelo que defendemos!

Frisar o caso de Viseu onde mais de 2 000 estudantes saíram às ruas desta cidade para contestar estas politicas tendo sido forte e violentamente reprimidos pelas forças policiais, através de agressões físicas e utilização de gás de forma a intimidar os estudantes. Episódios que vêm na linha de acção deste governo de ataque aos direitos e liberdades dos estudantes, somando-se de luta para luta os ataques à Democracia, ao direito de Manifestação, Reunião e Liberdade de Expressão. OS ESTUDANTES EXIGEM SER OUVIDOS!!!

A Luta dos estudantes não parou, nem vai parar, somando ao longo deste período mais de 50 000 estudantes nas ruas, protestando organizada e conscientemente contra estas políticas. A Luta continuará e até ao fim deste ano lectivo serão muitas mais as acções de protesto, dentro e fora das escolas, sempre com a certeza de que é possível mudar a Educação. A LUTA CONTINUA!!!

Contactos André Martelo – 967650704/915596870 / Diana Simões – 933545386 / Nicole Santos – 934542030 ou pelo correio electrónico DNAEESB@GMAIL.COM

A LUTA CONTINUA!

Delegação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Secundário e Básico

Têm sido muitos os ataques à Educação Pública dos últimos governos com um crescente desinvestimento na Educação por parte do governo, deixando as escolas ao abandono, com falta de funcionários e professores. Com a continuação dos Exames Nacionais que não passam de uma barreira elitista e um moldador de notas que todos os anos deixam milhares de estudantes á porta do ensino superior. A Educação Sexual que continua a ser uma exigência e necessidade dos estudantes, o elevado Custo do Ensino que aumenta de ano para ano com o preço dos livros a atingirem valores incomportáveis para as famílias.

O novo Estatuto do Aluno funcionando como um código penal para as escolas põe as culpas do insucesso escolar nos estudantes e nas suas famílias, através da facilitação de medidas punitivas que excluem os alunos do sistema de ensino em vez de uma analise individual de forma a integrar o aluno no meio escolar. Com o seu novo Regime de Faltas, este estatuto é injusto e limitativo do direito dos estudantes de darem faltas justificadas, limitando para o triplo de blocos semanais de uma disciplina as faltas justificadas, sendo esta justificação agora muito mais difícil e reduzida, passando de 5 para 3 dias úteis para a justificação.

O novo Regime de Gestão das Escolas vem acabar com a Democracia nas escolas, com a entrada de um Director na escola, num cargo unipessoal que concentra nele todo o poder dentro das escolas, acabando com a participação e discussão colectiva e democrática. Neste Regime surge também o Concelho Geral de Escola, que possibilita e incentiva a entrada de empresas privadas exteriores às escolas com peso em matérias pedagógicas e económicas. É o abrir das portas das escolas aos privados e à privatização (como já acontece com bares, papelarias, refeitórios, etc.). Os estudantes gritam bem alto: A Educação Não é um Negocio! Não à PRIVATIZAÇÃO!

Face a todos estes ataques à Escola Pública e Democrática os estudantes estão na rua a demonstrar o seu descontentamento com as sucessivas politicas educativas.

Com uma grande jornada de Luta no dia 5 de Novembro que levou á rua mais de 30.000 estudantes do Ensino Secundário e Básico, do norte ao sul do país, numa das maiores lutas estudantis dos últimos anos, deixando claro que os estudantes estão conscientes destes ataques e estão dispostos a lutar pelo direito à Educação.

E desde então têm sido muitas e diversas as lutas em varias escolas e localidades.

Uma luta que não vai parar enquanto os estudantes não virem as suas aspirações e direitos garantidos.

Os estudantes estão na rua a exigir uma Educação Publica, Gratuita, de Qualidade e Democrática para todos. E vão continuar a estar em luta dentro e fora das escolas porque estão conscientes de que este é o caminho para mudar a Educação.

Estudantes unidos jamais serão vencidos!

A LUTA CONTINUA!