segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Sobre a Educação Sexual

Começou o ano lectivo de 2009/2010 e a promessa do anterior Governo PS de implementar a Educação Sexual para todos os estudantes parece ainda longe. Sem avanços por parte do Governo no sentido desta regulamentação assistimos neste início de ano lectivo a um sem número de “Educações Sexuais” nas escolas. Sem o governo dar meios para a formação dos professores, definir os conteúdos curriculares para os vários ciclos de ensino, e as modalidades de aplicação, surgem muitas e diversas soluções por parte das escolas que entenderam aplicar “uma” Educação Sexual, sendo que a grande maioria sem uma orientação definida pelo Ministério da Educação nada conseguiu fazer. A ideia que fica para os estudantes é a de que este suposto avanço em direcção à aplicação da Educação Sexual não passou de uma medida com fins eleitoralistas e que o Governo pouco ou nada fez pela sua aplicação, querendo apenas travar a luta dos estudantes com esta medida. Não nos enganam!
E esta continua a ser uma exigência dos estudantes, com os problemas a continuarem e a agravarem-se como o aumento da gravidez na adolescência e o aumento de propagação de doenças sexualmente transmissíveis entre a juventude.
A DNAEESB e os muitos e muitos milhares de estudantes que desde sempre lutaram pelo direito a ter a Educação Sexual nas escolas exigem que esta seja aplicada ainda este ano lectivo e que o Governo avance para a sua aplicação, em vez de tentar iludir os estudantes.

Assim, a DNAEESB, juntamente com os mais de 70.000 estudantes que saíram à rua no ano lectivo passado e os que já este ano saíram à rua em protesto, reafirmam a sua força e vontade de continuar a luta por uma Escola Publica, Gratuita, de Qualidade, Democrática e para todos, bem como exigir que a voz dos estudantes seja ouvida no que toca a política educativa. A Luta continuará!

Sem comentários: