quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Vitória na Escola António Nobre!

Pois é, mais uma vitória dos estudantes! No Porto, na Escola António Nobre, não era permitido que os estudantes entrassem na escola fora do horário lectivo. Caso não tivessem aulas, os estudantes não podiam entrar na escola, medida da qual discordavam.
Os estudantes organizaram-se, marcaram uma concentração e fez-se um documento a explicar a situação e a apelar à concentração, que foi distribuído pela escola. O director da escola 'apanhou' um dos documentos, e passados uns dias, circulava pelas salas um comunicado a dizer que os estudantes já podiam entrar na escola fora do horário lectivo!
Uma vitória apenas com um papel! Mais uma prova de que com a luta organizada os estudantes resolvem os seus problemas e se alcança uma escola melhor! Mais um exemplo de que com a luta muitos mais problemas se resolverão, mais vitórias há para alcançar, na António Nobre e em todo o país. Pela mudança de políticas, pela resolução de problemas, por uma escola democrática!
A LUTA CONTINUARÁ!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Vitória dos Estudantes na Escola Secundária Emidio Navarro - Almada!


Na Escola Secundária Emidio Navarro em Almada, os estudantes voltaram-se a unir e a sair à rua já este ano lectivo, e com vitórias na mão! Através da recolha de um abaixo-assinado que conseguiu centenas de assinaturas, e de um Apitão que contou com a concentração de mais de 200 estudantes, conseguiu-se resolver um dos principais problemas: a falta de funcionários!


Foi este problema, em conjunto com a falta de disponibilização de verbas do Ministério da Educação para pagar a água do pavilhão onde os alunos têm aulas de educação física, que levaram a que os estudantes saíssem à rua e lutassem por uma escola com condições. O que veio a dar frutos: semanas depois da luta dos estudantes, o Ministério informou a Escola Sec. Emidio Navarro de que seriam contratados mais três funcionários! Graças à LUTA conseguiu-se uma vitória de todos os estudantes, que vem demonstrar que vale a pena lutar pelos nossos direitos, por uma escola Pública, Gratuita e de Qualidade.

Mais problemas haverão por resolver, desde logo a falta de água nos balneários, e todos os problemas concretos de todas as escolas pelo país, mas esta vitória alcançada pela Luta e união Juvenil só vem trazer força e confiança de que se pode transformar a educação e resolver os problemas dos estudantes!

Lei das AAEE


que esclarece e informa sobre o Regime Jurídico do Associativismo Jovem.

Sobre a Educação Sexual

Começou o ano lectivo de 2009/2010 e a promessa do anterior Governo PS de implementar a Educação Sexual para todos os estudantes parece ainda longe. Sem avanços por parte do Governo no sentido desta regulamentação assistimos neste início de ano lectivo a um sem número de “Educações Sexuais” nas escolas. Sem o governo dar meios para a formação dos professores, definir os conteúdos curriculares para os vários ciclos de ensino, e as modalidades de aplicação, surgem muitas e diversas soluções por parte das escolas que entenderam aplicar “uma” Educação Sexual, sendo que a grande maioria sem uma orientação definida pelo Ministério da Educação nada conseguiu fazer. A ideia que fica para os estudantes é a de que este suposto avanço em direcção à aplicação da Educação Sexual não passou de uma medida com fins eleitoralistas e que o Governo pouco ou nada fez pela sua aplicação, querendo apenas travar a luta dos estudantes com esta medida. Não nos enganam!
E esta continua a ser uma exigência dos estudantes, com os problemas a continuarem e a agravarem-se como o aumento da gravidez na adolescência e o aumento de propagação de doenças sexualmente transmissíveis entre a juventude.
A DNAEESB e os muitos e muitos milhares de estudantes que desde sempre lutaram pelo direito a ter a Educação Sexual nas escolas exigem que esta seja aplicada ainda este ano lectivo e que o Governo avance para a sua aplicação, em vez de tentar iludir os estudantes.

Assim, a DNAEESB, juntamente com os mais de 70.000 estudantes que saíram à rua no ano lectivo passado e os que já este ano saíram à rua em protesto, reafirmam a sua força e vontade de continuar a luta por uma Escola Publica, Gratuita, de Qualidade, Democrática e para todos, bem como exigir que a voz dos estudantes seja ouvida no que toca a política educativa. A Luta continuará!

Início de ano em luta!

Depois de um ano lectivo de 2008/2009 repleto de lutas dos estudantes do ensino Secundário e Básico, com mais de 70.000 estudantes em protesto contra as sucessivas politicas educativas pelas ruas do nosso país, o ano lectivo de 2009/2010 começou com a continuidade dos problemas dos estudantes e o seu agravamento. Apesar do novo governo a politica educativa parece seguir o mesmo caminho de ataque à escola publica e democratica e aos direitos dos esutdantes e seu movimento associativo. Mudaram as caras mas a politica continua a mesma e continua a luta dos estudantes portugueses pelos seus direitos e aspirações.

Já neste ano lectivo a DNAEESB recebeu nota de muitas acções de protesto nas escolas secundárias e básicas. Na escolas secundárias Emidio Navarro em Almada e Gil Vicente em Lisboa a luta dos estudantes consistiu num apitão, concentração e recolha de abaixo-assinado à porta da escola envolvendo muitas centenas de estudantes na luta para resolver os problemas da sua escola. Na escola secundária Gonçalves Zarco em Matosinhos também houve uma concentração e recolha de abaixo-assinado. Além destes protestos já realizados com grande impacto e confiança dentro das escolas e na luta dos estudantes a DNAEESB recebeu já a nota de que algumas dezenas de abaixos-assinados estão a ser recolhidos por todo o país e que várias acções de protesto estão marcadas.

A DNAEESB está solidária com a luta dos estudantes e apela à sua continuação e intensificação até que os estudantes sejam ouvidos e suas reenvindicações atendidas. A Luta continua!