domingo, 17 de janeiro de 2010

DOCUMENTO do dia de LUTA - 4 de FEVEREIRO


DISTRIBUI o DOCUMENTO por todos os ESTUDANTES e faz do DIA 4 um GRANDE DIA de LUTA

46 comentários:

o disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
o disse...

E a luta cheira bem!!

Anónimo disse...

Vai masé colar cartazes.

Expôs leva acento sim senhor.



VAMOS À LUTA!

Anónimo disse...

Alguém disse o contrário? 8-)

Anónimo disse...

Mais uma 'luta' porque sim.
Sem fundamento!

ana

Luís Coelho disse...

Já estava na altura de fazer ouvir a nossa voz...Vamos mostrar o nosso descontentamento!
A Escola Secundária de Caldas das Taipas apoia esta iniciativa.

Luís Coelho
(Representante dos alunos da ESCT)

Anónimo disse...

uma luta sem qualquer objectivo e fundamento.
deixem-se de brincadeiras e concentrem-se no que realmente é importante!
sinceramente fico feliz se a adesão for pequena, demonstra que os alunos realmente têm sentido crítico e não decidem fazer greve para faltar as aulas ou porque é divertido.
gostaria de ter um contacto com o qual pudesse esclarecer algumas dúvidas.
cumprimentos

Anónimo disse...

Como vai ser cá em Lisboa? a LUTA vai ser descentralizada ou marcamos manifestação para um sítio?
Da última vez que foi só nas escolas não correu bem na minha..

Anónimo disse...

Ao anónimo que não vê fundamento na luta dos estudantes..

1º No canto do blog há contactos e tens um email para onde podes enviar as tuas dúvidas.
2º É no mínimo curioso não veres "fundamento" nesta luta e não colocares em causa nenhuma das questões colocadas no Apelo ou no Documento.
3º Lamento dizer-te isto mas vais ficar muito "infeliz" porque a adesão dos estudantes no dia 4 de Fevereiro vai ser em massa e muitos milhares vão sair à rua em protesto e profundamente conscientes da justeza das suas razões.

Cumprimentos,
A.M.

Anónimo disse...

peço desculpa se é falta de atenção minha mas nao encontro nenhum contacto no blog para onde colocar as minhas dúvidas.
acho que este não é o local indicado para discutir estes assuntos por isso gostava que me dessem o tal endereço de mail ;)
abraço

o disse...

Jovem anónimo: dnaeesb@gmail.com, se o que mais se te adequa é um contacto de e-mail. Esse contacto está sim na coluna do lado direito do blog, junto com contactos telefónicos e os respectivos nomes. Sugiro, ainda assim, que consultes os documentos que estão disponíveis neste blog, que hão-de esclarecer as tuas dúvidas, a menos que nem estejas de todo interessado...

Anónimo disse...

DNAEESB:
dnaeesb@gmail.com Nicole Santos (AE Gonçalves Zarco - Matosinhos) - 934542030 Rita Santos (AE Henriques Nogueira) - 914621652

Ver o meu perfil completo

DNAEESB: disse...

Aos que colocaram dúvidas sobre como se encaminhariam as coisas na cidade de Lisboa no dia 4 de Fevereiro é de referir que a Delegação está a fazer contactos no sentido de apurar qual a opinião das AE's de Lisboa em relação a isto. Tendo marcado para dia 29 de Janeiro uma reunião concelhia de AE's para decidir sobre esta questão, num espaço ainda por confirmar.

Conscientes da importância desta questão e da necessidade de a resolver rapidamente a DNAEESB está a fazer todos os esforços.
Esperamos contar com a colaboração de todos.

Cumprimentos.
DNAEESB

Sandro disse...

Acho muito bem que façam esta "luta" eu apoio imenso esta revoluçao e espero que na escola onde eu ando a ESAS (Escola Secundária António Sérgio) apoie esta razão.Sinceramente acho bem.

Cumprimentos!

Anónimo disse...

BORA LA PESSOAL!!!!

o sistema de ensino nunca esteve pior, e quem afirma o contrario ou tem dificuldades cognitivas ou esta simplesmente comprado pelo governo.

agora mais do que nunca e a altura de demonstrarmos a nossa força, e que tambem temos uma voz que tem de ser ouvida!!!

Anónimo disse...

"Tendo marcado para dia 29 de Janeiro uma reunião concelhia de AE's para decidir sobre esta questão"

Quando souberem horas e sitio avisem aqui no blog.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Mais um pretexto para faltar às aulas.
Não aos exames nacionais? Estudem mas é. Como pensam entrar na faculdade?!
Não à privatização? Depois não entram nas públicas (porque não estudam) e correm para as privadas e querem lá saber que tinham defendido a anti-privatização!
Não há ao controlo das AE por parte dos directores? Que anarquia. A lei do mais forte iria começar.
Ganhem juízo e estudem!

Um aluno como vós

Asdrúbal disse...

Para "um aluno como nós":

Meu caro amigo,

Se estivesses mais atento, perceberias que já muitos momentos de luta aconteceram desde que o ano lectivo começou, momentos esses que se exprimiram em diferentes formas de luta. Se aos estudantes apetecesse faltar SÓ, íam à praia, ou jogar futebol, ou ao cinema, ou para as respectivas casas dormir uma bela duma soneca. Não foi isso que aconteceu. Não tentes apagar os milhares de estudantes que têm saído à rua na luta pelos seus direitos, ainda p'ra mais com essa desculpa tão tipicamente ridícula.

1 - Os Exames Nacionais nem sempre existiram. E se tal aconteceu foi, sem dúvida, graças à luta dos estudantes. O que exigimos é uma avaliação realmente contínua, tal como a lei defende, que não destrua em duas horas o progresso de anos e anos de aprendizagem;

2 - A educação é um direito de todos e, como tal, é dever do Estado assegura-la PÚBLICA e de qualidade. A privatização tem afastado os estudantes das escolas e enchido os bolsos a quem interessa. Concerteza que, pela tua visível falta de sensibilidade, deves ter dinheirinho, e ainda bem para ti, mas os estudantes não. A grande maioria não tem a facilidade que tu hás-de ter certamente em entrar no ensino superior, muito menos no privado.

3 - As A.E.'s são as legítimas representantes dos estudantes. A sua autonomia e actividade devem ser respeitadas e valorizadas. A lei está do nosso lado. Não é anarquia, é Democracia. E tenho muita pena que já estejas assim tão "formatadinho" dessa pobre cabecinha.

Reflecte um pouco e tenta conhecer o que defendemos antes de brotares mais convencional da boca p'ra fora. Aprender é sempre bom, hein?
:)


BOAS LUTAS

Anónimo disse...

Força, jovens!
Unam-se... de uma vez por todas!
Lutem pelos vossos direitos, desde que não esqueçam os vossos deveres!

Mas... não pensem que todos os Directores fazem vénia ao Ministério da Educação! Há Directores que têm como primeira preocupação o bem dos alunos!

Acreditem que o problema não está na palavra Director! O problema está em algumas (provavelmente muitas) pessoas que ocupam esse cargo, sejam Directores ou tenham sido Presidentes do Conselho Executivo!

Uma Directora de uma Escola Secundária

João disse...

Espanta-me um bocado como é que as principais bandeiras dos interesses dos alunos sejam o fim dos exames nacionais e a educação sexual.

Os exames nacionais são para já a única garantia de equidade no acesso ao ensino superior entre Escolas Públicas e Privadas. Como se explicariam então as descidas abismais que se verificam nos colégios privados entre a nota intrena e a nota de exame. Os alunos, na maior parte dos casos desses estabelecimentos privados, são claramente beneficiados e é necessário um elemento como o exame nacional para garantir que não é o desafogo económico que vai diferenciar os alunos quando entrarem para a faculdade. Onde está a igualdade de oportunidades afinal?

Dirão que é um peso excessivo na avaliação para uma prova de duas horas e meia. Eu concordo.
Mas é o peso necessário para essa igualdade. O que se pode então fazer é distribuir esse peso por várias provas a realizar durante o Secundário. Note-se que se poderia desenvolver o exemplo dos Testes Intermédios. Valoriza-se assim uma avaliação contínua, atenuam-se os "acidentes" que podem ocorrer na realização do exame.

Quanto à Educação Sexual, não estará na altura de acordarmos?
Queremos mesmo ficar nas ecolas mais tempo? Não nos chega já o sobrecarregado horário lectivo?

Não seria muito mais sensato procurar estratégias de a inserir na Formação Cívica do Básico? E acabar com aquele "Estudo Acompanhado"...

Quanto ao resto, de acordo. Lutemos pelo fim das aulas de substituição, pela reforma do estatuto do aluno e contra os excessivos preços dos manuais escolares!

Força na LUTA

Anónimo disse...

Já se está a organizar a manif. na minha escola!
Estámos a espalhar pelo Porto todo.
Vamos lá lutar pelos nossos direitos.

Boa sorte

astr0 disse...

Deviam era ir trabalhar!!

jaime disse...

eu não percebo muito disto, mas em relação aos exames nacionais parece-me que dizer que são uma garantia de equidade quando a minha escola está a cair aos bocados e não tenho dinheiro para ter explicações, e a escola de um colega tem todas as condições, materiais e ele ainda tem capacidade individual (o dinheiro lol) para ter explicações que colmatem as falhas do sistema educativo... parece-me que tanto ele como eu não estamos em igualdade!

É como se tivéssemos a mesma maratona pela frente para correr... mas eu partia do início (da partida) e ele partia uns bons 1000 metros mais à frente... ou seja, em vez de darem equidade, os exames nacionais REPRODUZEM as desigualdades já existentes nas escolas!

À partida, quem vem de uma escola pior, que não lhe permite ter bom ensino, vai ter menos oportunidades de sucesso.. e vice-versa.

Carago, nem percebia muito disto mas fui escrevendo e até eu próprio cheguei a uma conclusão lol é que os exames nacionais NÃO DÃO IGUALDADE, ANTES REPRODUZEM AS DESIGUALDADES JA EXISTENTES... muitas delas decorrentes da falta de dinheiro que o Governo não dá às escolas, por isso antes de ter exames nacionais BORA INVESTIR À SÉRIA NO ENSINO SECUNDÁRIO!!

Pedro disse...

Estiveste bem Jaime, é mesmo isso 8-) Os estudantes querem avaliação contínua, mas mesmo que se quisesse ter exames nacionais, estes nunca seriam garantia de igualdade entre todos enquanto o Governo não criasse condições de igualdade nas escolas.

Em relação à Educação Sexual, aconselhava o João lá de cima a procurar informação e a cultivar-se... talvez assim se espantasse menos! É que aquilo que nós, estudantes do secundário, defendemos (já percebi que não deves ser do secundário porque só disseste cenas que qualquer um de nós na escola percebe logo que se também estudasses no sec que não dizias assim) defendemos é uma educação sexual transversal, à imagem do que já foi aprovado em lei mil vezes, e que o ano passado voltou a ser aprovado.

Não é mais uma cadeira, não é tirar horas a outras cadeiras, (podes ir ler a lei até) é antes do ano começar preparar de forma integrada como é que a educação sexual vai ser dada de forma natural pelas disciplinas...

...tipo, em Português, podemos analisar um texto sobre os afectos, ou sobre contraceptivos, etc e defendemos que haja de facto a preparaçao para os professores também! Mas isto nao pode ser numa cadeira à parte, tem que ser dado de forma natural porque também o sexo e a sexualidade devem ser encarados de forma natural, com fim aos preconceitos e aos tabus!

Se fosse uma cadeira ah parte, imagino um rapaz qualquer prestes a iniciar a relaçao sexual e pensar "epa faltei ah aula de por o preservativo, olha agora nao sei faer para a proxima estudo mais, pimbas pinar"

lol

VISEU EM LUUUUUTA

Anónimo disse...

Esta greve não tem cabimento nenhum.
O trabalho de um aluno não passa só pelo que aprende na sala de aula. Deste modo, mesmo quando os professores não explicam muito, é possível que o aluno atinja um bom resultado nos exames nacionais, desde que procure uma maneira de estudar.
Ao contrário do que pensas, não sou um aluno com "dinheirinho". Tenho 2 irmãos a estudar na faculdade e, embora não sejam privadas, pagam um dinheirão. Mas sei que muita gente, uma vez que não tem uma grande classificação interna, na hora da candidatura correm para as privadas.
Quanto a educação sexual, querem mais sobrecarregamento horário? Podíamos estar a estudar para os exames, mas em vez disso ficamos mais tempo fechados numa sala.
Os exames nacionais não destroem completamente o trabalho de um aluno.Apenas nas faculdades de medicina os exames valem 50%. E é bom saber que a maior parte dos alunos dos colégios desce bastante nos exames.
Os manuais escolares deveriam ser mais baratos, mas isso não é culpa da Escola, mas sim dos editores.

Anónimo disse...

Esta greve não tem cabimento nenhum. O trabalho de um aluno não passa só pelo que aprende na sala de aula. Deste modo, mesmo quando os professores não explicam muito, é possível que o aluno atinja um bom resultado nos exames nacionais, desde que procure uma maneira de estudar.
Ao contrário do que pensas, não sou um aluno com "dinheirinho". Tenho 2 irmãos a estudar na faculdade e, embora não seja privada, pagam um dinheirão. Mas sei que muita gente, uma vez que não têm uma grande classificação interna, na hora da candidatura correm para as privadas.
Quanto a educação sexual, querem mais sobrecarregamento horário? Podíamos estar a estudar para os exames, mas em vez disso ficamos mais tempo fechados numa sala.
Os exames nacionais não destroem o trabalho de um aluno. É sabido que tendem a descer, mas não muito. Um aluno que vá com 20 a exame terá como obrigação tirar um 16 no exame, pelo menos. E apenas na faculdade de medicina os exames valem 50%.
Os manuais escolares deveriam ser mais baratos, mas isso não é culpa da Escola, mas sim dos editores.

RubenN disse...

OLaa malta a todos
Desde já a minha escola também vai aderir a greve (escola EB 2,3 de Fânzeres,Gondomar)
Há alguns pedidos que nao concordo ,sinceramente, e outros que sim ( a maioria)! xD
Minha turma já andou a espalhar panfulhetos pela escola.. :D
Mas agora tenho uma dúvida.
Tipo é para fazer alguma manisfestação em algum sitio??
Tipo um local de encontro para todas as escolas e depois fazer a manisfestaçao??
Respondam o mais rapido possivel
Obrigado =D

Anónimo disse...

Falem com a Esac que nao sabe de nada..

Nicole disse...

Olá Rúben.

As escolas do distrito do Porto estão a organizar-se.

Se calhar era melhor falarmos de forma mais directa. Deixa o teu contacto ou então contacta-nos a nós: 934542030 / 918790231. Podes ainda mandar e-mail para dnaeesb@gmail.com.

Fala connosco assim que possas.

Beijinho e boas lutas

João disse...

Saltos na argumentação, induções arrogantes, tudo isso acaba por se verificar e retratar esta resistência em permitir uma mudança.

As características que nos costumam apontar enquanto jovens e que só nos valorizam - flexibilidade, mente aberta, capacidade de ouvir-, todas elas se vão perdendo uma tentativa de jsutificação de algumas propostas defendidas há anos e anos sem um pouco de auto-crítica.


1-Exames Nacionais

Jaime, na minha opinião ( e acho que deviam ter mais consciência do que o que estão a escrever representa a vossa opinião) a melhor conclusão a que chegaste foi a constatção de que nao devemos dizer que não percebemos nada sobre um assunto, principalmente quanto a estes que nos envolvem tanto, algo que infelizmente é muito comum entre os nossos colegas. Basta debruçar-mo-nos um pouco sobre um assunto e começamos logo a formar uma opinião. Até aí tudo bem, não podes é convecer-te como fizeste que a conclusão a que chegaste em 5min não precisa de mais análises e é uma regra universal, porque não é, mesmo nada.

Situação: Dois alunos frequentam uma Escola Pública e estão com algumas dificuldades em atingir a média necessária para entrar para na faculdade, estão muito próximos da nota mínima e a entrada não é certa. Um deles, tem uma família com maior desafogo económico e os pais decidem colocá-lo numa Escola Privada, onde os prfessores facilitam imenso nas notas, onde a nota mínima a Ed.Física é 17, onde o ter a nota necessária comanda indiscriminadamente tudo o resto. Ao outro aluno, restou-lhe estudar assiduamente, frequentar os apoios que a escola oferecia, mas a subida das suas notas não teve a dimensão da do outro.

As desigualdades estão instaladas e aqui cabe-nos a nós lutar para que o Estado invista realmente na Educação Pública, em nome da igualdade de oportunidades. Não podemos impedir as escolas privadas de existir mas podemos lutar por um ensino público e gratuito de excelência.

No entanto, o exame nacional que realizaram os dois alunos no fim levou a que o aluno da Escola Privada, em que as notas tinham sido claramentre inflacionadas, a descer alguns valores a sua nota, enquanto que o rapaz da Escola Pública, que tinha estudado bastante mais conseguiu a nota necessária à entrada na fasculdade.

É importante não deixar passar a simplicidade desta história, é óbvio que não são assim todas as Escolas Privadas, é óbvio que algumas procuram a subida das notas dos alunos pela oferta de melhores condições de estudo, mas certos casos existem e não há como afirmar que o exaame não é a garantia de igualdade que temos nos casos de favoreciemnto de notas. E volto a afirmar, a luta não acaba em garantir o exame nacional, é bastante claro que ele sozinho não é garantia total de igualdade. Mas é um ponto a favor!

2-Educação Sexual

No meu primeiro comentário não me poderia ter mostrado mais contra a criação de uma nova disciplina. Vejo que pela piadinha que o Pedro deixou tem a mesma opiñião que eu quanto a esse assunto. Partilhamos ainda a mesma opinião quanto ao carácter transversal dessa disciplina, algo de que tive um bom exemplo na disciplina de Biologia este ano, 12º, e que penso se deveria estender a muitas outras. No entanto, mantenho a minha ideia de que deveria começar por fazer a mudança no Básico, depois no Secundário, mas isso são pormenores.

O que gostava de te dizer Pedro é que não me mostrei contra a tua opinião mas sim contra uma opinião um pouco indefinida dos alunos. Discordo profundamente quando te consideras representante da opinião de todos os alunos, porque os panfletos circularam e ouço muitos colegas defenderem a criação de uma disciplina e não são apenas da minha cidade. Por isso acho que te deverias reduzir a ti próprio, ter noção de que aquilo que dizes á apenas a tua opinião e tomar consciência como eu tenho tomado de que falta um verdadeiro espaço de representação dos alunos, em que possam ser debatidos os nossos interesses e em que posssamos falar a uma só voz.

Esperando um debate mais elevado,

João

João disse...

Vê Pedro como lá em cima o Asdrúbal concorda ccomigo quanto aos exames nacionais( devem existir mas de forma diferente, procurando uma avaliação contínua) e como o Jaime se mostrou contra eles. Em apenas meia dúzia de comentários de alunos que se intressaram por aqui vir informar-se e participar vê os contraste que há. Imagin agora entre os milhares de alunos portugueses.

É disso que eu falo.

Anónimo disse...

Adorova eu ajudassem masi os alunos do lado do Porto, os lados de gondomar , fanzeres , rio tinto , s.pedro...

Asdrúbal disse...

Asdrúbal ser contra os Exames Nacionais.

Apoiar a luta dos estudantes.

Nicole disse...

Pessoal de S. Pedro da Cova, Gondomar e Terras afins, POR FAVOR contactem-nos o mais rapidamente possível através de:

934542030 / 918790231 / dnaeesb@gmail.com / a.e.zarco@hotmail.com

os teus colegas disse...

Boas!

Gostariamos de ter algumas informações sobre o dia 4 de Fevereiro. Como por exemplo, se vai haver concentração à frente do Ministério da Educação, etc.

Esperamos receber o vosso mail o mais brevemente possível.


Com os melhores cumprimentos,

Autores do blog http://vitorinonemesioemluta.blogspot.com/

Anónimo disse...

Em Viseu vai haver manif, mas com reivindicações próprias!
Sim porque um pequeno grupo de pessoas fechadas e sectárias não representa a realidade nacional.
E que tal convocarem todas as associações de estudantes para um encontro, aberto à participação de tod@s os estudantes que quiserem participar? Em vez de reunirem quem já controlam?
Democracia nas escolas! Mas também nas plataformas estudantis!

Nicole disse...

Para o anónimo lá de cima:


Devias informar-te melhor antes de formulares acusações pouco agradáveis. Essa sugestão (iluminada!) que apresentas, de realização de um encontro nacional, já existe na prática e é o ENAEESB (Encontro Nacional de AAEE dos Ensinos Secundário e Básico). Este encontro realiza-se todos os anos é lá que é eleita a Delegação (DNAEESB).

TODAS AS ASSOCIAÇÕES DE ESTUDANTES DO PAÍS são convocadas por carta para este encontro (se quiseres, mostramos-te os comprovativos de envio) e, em caso de impossibilidade da sua comparência, outro estudante qualquer pode ir em sua representação. É no encontro que é discutida e aprovada uma moção que determina as nossas posições face à política educativa. É com base nessa moção que a Delegação guia a sua actividade.

A DNAEESB não controla, representa. E vê-se que não foste ao último ENAEESB, porque se tivesses ido, percebias realmente o que é discussão e debate de ideias :)

Outra coisa: as reivindicações dos estudantes são sempre próprias. Se, por exemplo, chove dentro da tua escola, isso é um problema concreto da TUA ESCOLA, mas que tem uma raiz geral, a falta de investimento no ensino por parte dos sucessivos governos. É preciso é saber perceber de onde nascem as coisas.

Esclarece todas as dúvidas que tenhas connosco; não mordemos.

Bom trabalho

FORÇA PARA A LUTA!

os teus colegas disse...

Cara Nicole,
É com URGÊNCIA que pedimos informações sobre o dia 4. Já mandamos mails para os endereços facultados, mas não temos resposta.
Precisamo-nos de nos organizar e precisamos dessas informações!
Responde com a maior breviadade possivel.
Um abraço!
vitorinonemesioemluta@gmail.com
http://vitorinonemesioemluta.blogspot.com/

DNAEESB: disse...

Aos estudantes da ES Vitorino Nemesio,

Em Lisboa o local de concentraçao e no saldanha para haver uma manifestaçao ate ao Ministerio da Educaçao.

Manda o teu contacto para o email para podermos falar contigo.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

O anónimo do "sectários" aí em cima esqueceu-se de assinar BE - todos diferentes, todos iguais

André Viseu disse...

Gostava mesmo de ver esses comprovativos, se os tens é porque as cartas foram registadas, e assim até se sabia quem a recebeu, porque é a única correspondência que não chega é mesmo a da DNAEESB...
Não conhecesse os métodos à anos...

Amigos, todos na luta em todas as lutas. Sim, todos diferentes, todos iguais, ESTUDANTES.

Quanto ao comentário do "B.E." ... Devias ficar calado porque ninguém te perguntou a tua filiação, eu não tenho nenhuma!

Nicole disse...

Se vieres ao próximo ENAEESB, eu mostro-te os comprovativos sim senhora, com todo o gosto.

Levantar falsas questões quando não tens provas nenhumas é que é chato.

E deixemo-nos disto, que a luta é amanhã.

Bom trabalho

Cumprimentos.

Anónimo disse...

"Sim porque um pequeno grupo de pessoas fechadas e sectárias não representa a realidade nacional."

Então se queres ver a 'realidade nacional' está atento AMANHÃ ao grande dia de LUTA em todo o país. Pode ser que te surpreenda.

Bora lá malta, NINGUÉM CALA OS ESTUDANTES!


Rita

André Viseu disse...

Como correu a nível nacional?
Viseu superou a de 4 de Novembro!
Mesmo com uma quantidade nunca vista durante a noite em Viseu, boicotando quem decidiu fechar as escolas. Mesmo de portas abertas, e chuva no ar, números redondos 4000 pessoas na manifestação, 6 escolas, sendo que as secundárias com aderência quase total, e as do básico marcaram presença.
Unir as lutas amigos!

Anónimo disse...

André Viseu: repetir chavões ("todos na luta, nas lutas todas", "unir lutas") acriticamente e sem concretizar, qualquer um faz...não é preciso ser-se muito esperto.

Para reconhecer que se erra, como tu erraste, já é preciso mais qualquer coisa...afinal foi um grande dia de luta (também em viseu, e ainda bem), afinal a DNAEESB, e as AE's que dela fazem parte, soube canalizar o descontentamento dos estudantes, marcando o dia de luta.

Fraco discípulo deixou o marcão. Devias ter confiança nos teus colegas - eles pensam por si. Se aderiram à luta foi porque houve quem distribuísse os documentos e afixasse os cartazes da DNAEESB, quem convocasse RGA'S, quem chamasse amigos para os piquetes de greve.