sábado, 6 de fevereiro de 2010

ABAIXO ASSINADO NACIONAL! VAMOS RECOLHER 50.000 ASSINATURAS!




IMPRIME O ABAIXO ASSINADO E RECOLHE JUNTO DOS TEUS COLEGAS!!!

14 comentários:

Anónimo disse...

"revogação revogação", corrijam, por favor, para eu poder imprimir :)

Anónimo disse...

e, já agora corrijam *govreno, por favor!

DNAEESB: disse...

Obrigado pelo toque.
Bom Trabalho

Anónimo disse...

Olhem, digam-me uma coisa, após completar o abaixo assinado, para onde se envia?

Fjó disse...

Excelente iniciativa! :)

Anónimo disse...

Fim dos exames nacionais?? Por favor...

Assim não posso assinar.

Anónimo disse...

concordo. os exames nacionais são indespensáveis na igualdade de oportunidades de acesso ao ensino superior. relembro que a delegação deve ter uma posição neutra sem cor politica... acabar com os exames nacionais nunca foi do interesse dos alunos

João disse...

Penso que a medida de pôr fim ao exames nacionais vai comprometer o número de assinaturas.

Talvez até possam alcançar o número pretendido mas nuncam vão ter o direito de declarar representar os interesses dos alunos.

É preciso criar mais espaço de discussão para que se verifiquem quais são na realidade as reivindicações dos alunos, em vez de insistirmos em chavões anacrónicos e gastos.

Maria Ivone disse...

As reivindicações enumeradas são as que foram democraticamente escolhidas no anterior ENAEESB, pelo que não é, de todo, legítimo que estas sejam atribuídas a cores políticas... Houve, inclusivamente, dirigentes associativos filiados em Js de partidos assumidamente a favor dos exames nacionais que votaram contra os mesmos no ENAEESB.
Portanto, João, julgo que isso arruma a questão do "direito de declarar representar os interesses dos alunos".
Quanto ao espaço de discussão, a responsabilidade de os criar passa por cada AE, e é, realmente, negligenciada. Mas isso não é culpa da DNAEESB, apesar de, ainda assim, se ter apelado à marcação de Reuniões Gerais de Alunos, que em muitos casos foram reprimidas ou condicionadas pela direcção das escolas.
Espero que a tua indignação, e de muitos com a mesma posição que tu, sirva para que sejam mas activos na matéria das reivindicações dos estudantes e para que promovam a discussão e a divulgação das mesmas.

Cumprimentos,
Maria Ivone

AE E.S. João Gonçalves Zarco disse...

Na Zarco já se está a recolher assinaturas para o abaixo-assinado!
O pessoal está todo animado com isto e considera um instrumento mesmo bacano potenciador de muita discussão e debate!

O pessoal aqui tem aderido à coisa! A luta de dia 4 correu mesmo bem por aqui!


AGORA, MÃOS à OBRA!

Anónimo disse...

"relembro que a delegação deve ter uma posição neutra sem cor politica... acabar com os exames nacionais nunca foi do interesse dos alunos"

1. Não conheces muitos alunos certamente. A grande maioria dos estudantes com que falei e falo sobre exames são contra. E já passei por 3 escolas secundárias e 1 básica. O fim dos exames nacionais é desde o seu aparecimento, em 1994 julgo, uma exigência da grande maioria dos estudantes. Existem é alguns dirigentes associativos que se dizem a favor dos exames nacionais, na maior parte das vezes sem potenciar um espaço de discussão na própria escola e sem representar a opinião da maioria.

2. É descabido atribuires esta reivindicação a uma "cor politica" e acusares a Delegação de não ser "neutra". A questão do fim dos Exames Nacionais foi aprovada no ultimo ENAEESB e como já aqui foi dito houve dirigentes associativos que eram contra os exames ou por nunca terem tido uma discussão seria sobre eles ou por estarem comprometidos com outros "interesses" que no ENAEESB perceberam a questão e concordaram por esta ser uma reivindicação dos estudantes.

"Talvez até possam alcançar o número pretendido mas nunca vão ter o direito de declarar representar os interesses dos alunos."

1.Não percebo. Só tu é que representas os interesses dos alunos? Pode haver um abaixo-assinado com 50.000 assinaturas de estudantes, mas que ainda assim não os representa.

"É preciso criar mais espaço de discussão para que se verifiquem quais são na realidade as reivindicações dos alunos, em vez de insistirmos em chavões anacrónicos e gastos."

1. Quanto ao espaço já falei no ENAEESB acima e no papel das AAEE em potenciar a discussão nas escolas. Queres mais espaço? começa por cria-lo na tua escola e por ir ao ENAEESB. A menos que apenas consideres um espaço de discussão aquele que decide as tuas opiniões. Democracia...

2."Chavões"?"Gastos"? Há exames todos os anos. Todos os anos os estudantes sentem a injustiça. Todos os anos lutam contra eles. E a luta hade continuar. Os exames não sei. Se a luta for grande.

Toca a recolher assinaturas e a conversar com a estudantada! Força!

Cumprimentos. AM

fernando disse...

Basta falar com os estudantes e percebe-se que este abaixo-assinado é muito justo...

Anónimo disse...

Após recolher as assinaturas para onde as posso enviar?

Anónimo disse...

agradecia a resposta com a morada, de para onde se pode enviar este a abaixo assinado.