quarta-feira, 3 de março de 2010

Moção - Econtro Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Secundário e Básico (ENAEESB)

A educação é um factor emancipador do ser humano e parte estruturante da formação integral de cada um. Assim, o direito à educação é universal e deve ser garantido pelo Estado de forma Pública, Gratuita, de Qualidade e Democrática para todos.

Depois de um 1º período cheio de Lutas nas escolas com concentrações, abaixos-assinados ou apitões, alcançando importantes vitórias, no dia 4 de Fevereiro mais de 30.000 estudantes saíram à rua por todo o país em luta por outra política educativa, contra a actual que tem desferido graves ataques aos direitos dos estudantes e à Escola Publica.

Os estudantes consideram que os Exames Nacionais são uma forma injusta de avaliação que desvaloriza a avaliação contínua e deturpa o papel da escola e da educação na sociedade. No entanto reconhecemos a necessidade da existência de métodos de avaliação que diminuam a desigualdade na atribuição de notas. Assim apelamos à reflexão e mudança da forma como são feitos os exames por parte do Ministério da Educação, tendo em conta que o debate sobre esta deve ser feito com os representantes dos estudantes

O Estatuto do Aluno que ataca os direitos dos estudantes e a democracia e aparece como um “código penal” para as escolas, com o seu Regime de Faltas que as limita injustamente. Exigimos, já que o Ministério da Educação diz que vai rever o Estatuto, que o altere realmente retirando toda a carga repressiva que contem e o regime de faltas injusto.

A Educação Sexual já é prometida desde 1984 e que desde esta altura se diz: “ no próximo ano vai ser aplicada!”. Chega de Promessas! Exigimos que seja implementada nas escolas JÁ! Por ser uma necessidade urgente dos estudantes, comprovada pelos elevados números de grávidas adolescentes e de propagação de doenças infecto-contagiosas junto dos jovens e pelo direito a uma real educação para a sexualidade.

O Regime de Gestão das Escolas acaba com a vida Democrática das Escolas, impondo o Director e facilitando a entrada de privados nas escolas.

Os ataques à Liberdade e à Democracia dentro das escolas, desde atropelos às Associações de Estudantes, aos ataques ao direito de manifestação e reunião.

Contra a privatização das escolas, que se faz sentir em muitos serviços como papelarias, bares, refeitórios ou campos desportivos

Exigimos por parte do Governo um real investimento na Educação e a melhoria das condições materiais e humanas das Escolas.

Porque na história da luta estudantil há vitórias claras, em 1995 foi a LUTA que impediu as Provas Gerais de Acesso, a regulamentação da Educação Sexual em 2000 e em 2009, só foi possível devido a vários anos consecutivos de LUTA, no ano de 2002 a Revisão Curricular foi travada pois centenas de milhares de estudantes saíram as ruas para se manifestarem. Foi a LUTA, foi a união dos estudantes em prol da transformação da Educação que levou a estas vitórias. Na história, nunca ninguém deu nada aos estudantes, tudo foi conquistado pelo poder da unidade estudantil na LUTA.

Lutas estudantis que estiveram na base para que o dia 24 de Março fosse consagrado como Dia do Estudante, que pela sua importância histórica deve ser recordado, dos ataques e das conquistas do período de luta dos anos 60 que tiveram grande importância na conquista da Educação que hoje nos tentam tirar.

Assim apelamos a que o dia 24 de Março seja um grande dia nacional de luta dos estudantes dando continuidade às grandes lutas nas escolas e ao 4 de Fevereiro e aos 30.000 que saíram às ruas e continuando assim a combater esta politica educativa até que ela mude.

8 comentários:

o disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
o disse...

Podem fazer um post p/ luta de 24 de Março para poder encaminhar a juventude que quer informação toda para aqui?

Obrrigadô

PatríciaReina disse...

Sou da Escola Secundária José Régio de Vila do Conde (Porto) e participei na greve de dia 4 de Fevereiro (escola que não está referida na listas de escolas que saíram à rua para lutar pelos seus direitos!) Acho importante referir que temos o direito à greve e as faltas injustificadas desse dia contam para as provas de recuperação ...Já estamos a ser penalizados o suficiente,e se temos direito à greve,acho que essas faltas são uma forma de manipulação para que tenhamos medo de fazer greve. Isso tem de acabar! Essas faltas têm de acabar, a contabilização dos alunos em greve pode ser feita através da entrada na escola. Bem, conto com a vossa determinação, já que na minha escola não existe 'a voz' da associação.

Obrigada pela atenção!

Tenhoumacamisalaranja disse...

Fico com arrepios só de pensar no dia 24... e não digo isto como um eufemismo sexual xD

Anónimo disse...

estudem e deixem os que não estudam andar à balda.Mais tarde vão torcer as orelhas por andarem a passar o tempo.os bons serao uns senhores,os outros,coitados andam aos papéis.Eu sou vvosso colega de Lx.Não andem em cantigas.

neuza mendes disse...

Boa tarde,

Venho por este meio perguntar se por acaso existe alguma lista com os contactos das associaçoes de estudantes das escolas secundárias.

Os melhores cumprimentos,

Anónimo disse...

Boa tarde, gostaria de obter contactos da Delegação Nc de ASS. Estudantes.
Uma vez que já tentei contactar com os mesmos representantes e até ao momento todas as tentativas foram infrutiferas. Deixo o email da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches de Penamacor (Castelo Branco) aers_pnc@live.com.pt
Renato Silva.

Anónimo disse...

http://webx.ubi.pt/~d1elmec/