quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Apelo à LUTA NACIONAL 4 de FEVEREIRO

DIVULGA ESTE APELO NA TUA ESCOLA E JUNTO DE TODOS OS ESTUDANTES!

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

DNAEESB reúne com Ministério da Educação. LUTA NACIONAL 4 de FEVEREIRO!

A DNAEESB foi recebida no dia 11 de Janeiro pelo Ministério da Educação representado pelo Secretário de Estado Adjunto da Educação. A reunião centrou-se na exposição pelos representantes da delegação daquelas que são as reivindicações e aspirações dos estudantes do ensino secundário e básico em relação à politica educativa seguida pelos sucessivos governos.
A resposta do ME não foi ao encontro das exigências dos estudantes em relação a várias questões do sistema educativo. A ainda não aplicação da Educação Sexual, que o próprio ME admitiu não se encontrar aplicada nas escolas e não parecendo dar grandes avanços no sentido da sua imediata aplicação, que os estudantes portugueses exigem.
Sobre o orçamento de estado o governo não deu garantias de uma aumento significativo para a Educação, sector essencial, sendo que os estudantes exigem o aumento desta verba para dar resposta às suas necessidades, das escolas e do país.
Ficou portanto clara a intenção do governo em prosseguir com a mesma politica educativa, de ataque aos direitos dos estudantes e à escola publica.
A DNAEESB confrontou o ME com a existência de um elevado número de ataques à liberdade e democracia nas escolas e de atropelos aos direitos de manifestação e reunião, através da repressão e proibição de manifestações e protestos; do impedimento de reuniões gerais de alunos; proibição da existência de Associações de Estudantes e ingerências em processos eleitorais das mesmas; por parte de directores de escolas e forças de segurança. Denunciou ainda a identificação de dezenas e dezenas de estudantes em manifestações e protestos pacíficos por parte das forças de segurança e denunciou ainda que existem hoje estudantes a responder por processos no Departamento de Investigação e Acção Penal do Porto.
Face a todos estes ataques aos direitos dos estudantes e à escola democrática o ME assumiu uma postura de desresponsabilização, transferindo a responsabilidade para as escolas, o Ministério da Administração Interna e para as Direcções Regionais de Educação. A DNAEESB reafirma o seu empenho na defesa dos direitos dos estudantes, da liberdade e da democracia e continuará a denunciar todos os ataques de que tenha conhecimento.
Após ouvir o ME e não verificar avanços no sentido das reivindicações dos estudantes a DNAEESB convocou para dia 4 de Fevereiro um dia Nacional de Luta dos Estudantes do Ensino Secundário e Básico, que mais uma vez trará milhares de estudantes às ruas em protesto pelos seus direitos e pela escola Publica, Gratuita, de Qualidade, Democrática e para todos. A LUTA CONTINUA!

Reuniões da DNAEESB

A DNAEESB, no final do 1º periodo do ano lectivo 2009/2010, contactou todos os Grupos Parlamentares da Assembleia da República e o Ministério da Educação para agendar reuniões que têm como fim colocar as posições defendidas pelos estudantes e conhecer as posições dos Grupos Parlamentares e do Ministério da Educação sobre politica educativa. A DNAEESB foi recebida na Assembleia da Repulbica pelos grupos parlamentares do Partido Comunista Português (PCP), do Partido Social Democrata (PSD) e do Partido Popular (CDS-PP). E tem marcada para dia 11 de janeiro (segunda-feira) das 12H30 às 13H15 uma reunião com o Secretário de Estado Adjunto e da Educação para dar a conhecer as posições dos estudantes em relação à politica educativa e ouvir do governo o que este vai fazer em relação às exigências dos estudantes.


Na reunião serão abordados as seguintes questões:

  1. Qual a politica educativa a seguir pelo Governo?

  2. Para quando a aplicação da Educação Sexual nas Escolas?

  3. Qual o investimento previsto para a Educação no proximo orçamento de estado?

  4. Qual a posição do Governo em relação aos atropelos à democracia dentro das escolas contra os estudantes e o Movimento Associativo Estudantil?