quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

ENAEESB é já dia 20 de FEVEREIRO! PARTICIPA!



Todas as Associações de Estudantes do Ensino Secundário e Básico devem de participar no Encontro. Contacta a AE da Gil Vicente ou a DNAEESB para se poder tratar das questões logísticas (refeições, documentos, etc).
Participa!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

sábado, 6 de fevereiro de 2010

ABAIXO ASSINADO NACIONAL! VAMOS RECOLHER 50.000 ASSINATURAS!




IMPRIME O ABAIXO ASSINADO E RECOLHE JUNTO DOS TEUS COLEGAS!!!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

GRANDIOSA JORNADA DE LUTA DOS ESTUDANTES! 30.000 NA RUA! A LUTA CONTINUA!

A Delegação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Básico e Secundário saúda os cerca de 30 000 estudantes, que responderam ao apelo de fazer do dia 4 de Fevereiro uma grande jornada de luta, em todos os distritos e ilhas, em mais de 70 concelhos do país.

Apelo que contém aquelas que são as principais reivindicações dos estudantes relativamente à política educativa:

- A revogação do estatuto do aluno e do seu regime de faltas;

-implementação imediata da educação sexual em todas as escolas, conforme previsto na lei;

-revogação do Regime de Autonomia e Gestão e aumentar a participação dos estudantes nos órgãos de gestão das escolas;

-o fim dos exames nacionais;

-a melhoria efectiva das condições materiais e humanas das escolas;

-a gratuitidade dos manuais escolares e contra os altos custos do ensino;

-contra o caminho seguido de privatização das escolas, já com reflexos nos serviços das escolas

-pela verdadeira autonomia e reconhecimento das Associações de Estudantes e o fim dos entraves à liberdade de manifestação e reunião a que os estudantes têm direito, previsto na Constituição;

A DNAEESB denuncia ainda a acção concertada do Ministério da Educação, agentes da autoridade e escolas na tentativa recorrente de impedir os protestos identificando estudantes, fechando portões para impedir os estudantes de saírem da escola, impedindo trajectos de manifestações. Neste dia 4 de Fevereiro, assistimos a um verdadeiro ataque à liberdade e democracia no nosso país. Estamos solidários com os 6 estudantes levados à esquadra em Viseu, as dezenas de estudantes identificados pela polícia em todo o país, com todos os estudantes vítimas de intimidação por parte de polícias, funcionários de escolas e mesmo directores, ameaçados de processos disciplinares ou de estarem a cometer um crime. A DNAESSB tomou conhecimento de uma circular do Gabinete Coordenador da Segurança Escolar em que se ordenou às escolas que tomassem “medidas especiais” com vista a impedir a realização dos protestos. Esta situação é reveladora que o Governo não convive bem com o protesto e com os que lutam pelos seus direitos e é a prova que a luta dos estudantes está a crescer e que tem consequências.

Face a tudo isto, os estudantes continuam em luta! Está já na rua um Mega Abaixo-Assinado com o objectivo de recolher mais de 50.000 assinaturas! A LUTA CONTINUA!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A Luta esta a crescer...!

A poucos dias do Dia Nacional de Luta dos Estudantes do Ensino Secundário e Básico marcado pela Delegação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Secundário e Básico (DNAEESB) para o dia 4 de Fevereiro (5ªfeira) a DNAEESB dá nota:

1.Da crescente expressão Nacional que este protesto descentralizado no dia 4 já tem e vai ter, tendo a DNAEESB contactado e sido contactada com e por muitos estudantes e Associações de Estudantes (AAEE) que garantiram a sua adesão em massa ao dia de Luta, vindo estas informações da marcação de momentos de protesto de todos os distritos do país (incluindo ilhas), dando a total confiança de que esta será uma grande jornada de Luta dos estudantes, que vai levar às ruas de todo o país muitos milhares de estudantes em luta pelos seus direitos.

2. A preparação desta e de outras lutas tem sido acompanhada por um ataque aos direitos e liberdade dos estudantes e das suas AAEE, pondo em causa a já escassa democracia das escolas. A DNAEESB tem informação do impedimento da realização de muitas Reuniões Gerais de Alunos (RGA) pelas direcções das escolas, um pouco por todo o país. Bem como tentativas de impedimento da distribuição de propaganda e entraves à actividade das AAEE.
Face a estes ataques os estudantes e as AAEE têm sido firmes na defesa dos seus direitos e da liberdade, levando a liberdade de reunião e de expressão mais longe, contribuindo para a organização, discussão e reflexão dos estudantes.
A DNAEESB alerta para que no dia 4 de Fevereiro a Liberdade de Manifestação seja salvaguardada por todos os intervenientes (Artigo 45º da Constituição da Republica Portuguesa) e que nenhum estudante, protesto ou manifestação seja impedido, reprimido ou silenciado.

3. A certeza de que esta jornada de Luta dos estudantes do Ensino Secundário e Básico vai trazer muitos milhares às Ruas de todo o país e certos de que a Luta pela Escola Pública, Gratuita, de Qualidade, Democrática e para todos vai continuar! E que os estudantes estão prontos para continuar!

Nao te Baldes a LUTA!


Seguem-se os exemplos das cidades de Lisboa e Porto. Faz da tua!