A Delegação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Básico e Secundário saúda os cerca de 30 000 estudantes, que responderam ao apelo de fazer do dia 4 de Fevereiro uma grande jornada de luta, em todos os distritos e ilhas, em mais de 70 concelhos do país.
Apelo que contém aquelas que são as principais reivindicações dos estudantes relativamente à política educativa:
- A revogação do estatuto do aluno e do seu regime de faltas;
-implementação imediata da educação sexual em todas as escolas, conforme previsto na lei;
-revogação do Regime de Autonomia e Gestão e aumentar a participação dos estudantes nos órgãos de gestão das escolas;
-o fim dos exames nacionais;
-a melhoria efectiva das condições materiais e humanas das escolas;
-a gratuitidade dos manuais escolares e contra os altos custos do ensino;
-contra o caminho seguido de privatização das escolas, já com reflexos nos serviços das escolas
-pela verdadeira autonomia e reconhecimento das Associações de Estudantes e o fim dos entraves à liberdade de manifestação e reunião a que os estudantes têm direito, previsto na Constituição;
A DNAEESB denuncia ainda a acção concertada do Ministério da Educação, agentes da autoridade e escolas na tentativa recorrente de impedir os protestos identificando estudantes, fechando portões para impedir os estudantes de saírem da escola, impedindo trajectos de manifestações. Neste dia 4 de Fevereiro, assistimos a um verdadeiro ataque à liberdade e democracia no nosso país. Estamos solidários com os 6 estudantes levados à esquadra em Viseu, as dezenas de estudantes identificados pela polícia em todo o país, com todos os estudantes vítimas de intimidação por parte de polícias, funcionários de escolas e mesmo directores, ameaçados de processos disciplinares ou de estarem a cometer um crime. A DNAESSB tomou conhecimento de uma circular do Gabinete Coordenador da Segurança Escolar em que se ordenou às escolas que tomassem “medidas especiais” com vista a impedir a realização dos protestos. Esta situação é reveladora que o Governo não convive bem com o protesto e com os que lutam pelos seus direitos e é a prova que a luta dos estudantes está a crescer e que tem consequências.
Face a tudo isto, os estudantes continuam em luta! Está já na rua um Mega Abaixo-Assinado com o objectivo de recolher mais de 50.000 assinaturas! A LUTA CONTINUA!
25 comentários:
É notória a grande aderência a este movimento.
Para informar a DNAE, a Escola Secundária de Seia também aderiu e protestou.
Desejamos, assim a partir deste momento ter um contacto mais próximo com a DNAE.
Brevemente, enviaremos fotos do nosso protesto.
P'la AE da Escola Secundária de Seia:
Ana Morais
Esse é que é o grande problema disto tudo. Os estudantes vão para a rua porque é fixe ir para a rua. Não vão por preocupação com a actual situação do ensino português. Podem até dizer que não concordam e tal, mas a verdade é que muitos deles nem sabem por que é que estão a reinvindicar. Eu estive no secundário aquando da reforma do novo estatuto do aluno e o que eu vi foi ao fim de um mês e pouco toda a gente conformada e já ninguém se chateava com tal coisa.
Exames? A maioria dos estudantes é a favor.
Educação Sexual? Para quê? Para aumentar ainda mais a carga horária?
Privatização das Escolas? Ainda não vi um que valorizasse tal tema e lhe desse o mínimo de valor. Melhor, 90% nem sabe do que estão a falar quando referem isso.
Luta dos Estudantes? Nao! Luta de uma minoria de estudantes informados, partidarizados, que só fazem o que lhes mandam. O resto é chegar à escola, fechar os portões, gritar meia duzia de palavras de ordem por os amigos a segurar as faixas e cá vamos nós.
E quem é a máquina por detrás de tudo isto?
O Partido Comunista, óbvio.
Depois é certo, que os louros vão para a associação que se disponibilizou a apoiar, principalmente se for no início do ano lectivo, porque é nada mais nada menos do que uma óptima forma de pré-campanha para a lista da AE.
E a pergunta que eu deixo aqui é:
Onde está a luta pelos direitos do estudante aqui?
Fica dito.
Boas!
Sou estudante do secundário e considero-me relativamente informado, e tento acompanhar de perto este blog e esta Delegação, ainda que não oficial e apesar de receber por vezes respostas bastantes negativas e desmotivantes por parte de alguns membros desta.
Não participei na manifestação e digo-vos porquê: considero esta manifestação algo desorganizada e feita em cima do joelho. Deviam ter avisado com bastante mais antecedência, para que as AE's das várias escolas criassem debate em torno das questões que motivavam a manif.
Acho também algo descabido fazerem a manifestação sensivelmente duas semanas antes de fazerem o encontro nacional das AE's (ENAESB). É ridículo a forma como tentaram apressar a manifestação para poder apanhar esta "onda" de manifestações. Passámos a ideia de que fomos para a rua mostrar que tínhamos voz!
Vejam este vídeo : http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/noticias-pais/2010/2/milhares-de-estudantes-do-basico-e-secundario-em-protesto-em-lisboa04-02-2010-15259.htm
O ENAESB, é a oportunidade de se discutir com todas as escolas do país as grandes questões sobre a escola pública. O que queremos da escola? Será que faz sentido defendermos a extinção dos exames com a existência de ensino privado? entre muitas e muitas outras!
Como viram no vídeo há alunos que vão para a rua sem saber nada! somos ridicularizados, e vemos as nossas posições postas em causa por não promovermos debates! Com estes, conseguimos motivar muitas pessoas que não estão tão informadas, e com tempo, conseguimos organizar uma manifestação com 3 ou 4 vezes o número de alunos que esta teve.
Sérgio Rocheteau
Democracia? deviam começar se calhar por não remover comentários. NÃO À (VOSSA) CENSURA.
"terça-feira, 12 de Janeiro de 2010
DNAEESB reúne com Ministério da Educação. LUTA NACIONAL 4 de FEVEREIRO!"
Em cima do joelho? Querem o quê? 6 meses de preparação? Até parece que isto é uma coisa nova e que a luta dos estudantes apareceu este ano...
..Eu participo na luta dos estudantes há muitos anos, não é uma coisa nova. Lembro as PGA, a Revisão Curricular ou a Educação Sexual que é uma luta de tantos anos!
Onda? Deves andar afastado das escolas...tantos que perguntavam: "Quando é que saímos à rua este ano?" Ainda bem que a DNAEESB ouviu os estudantes e marcou esta luta!
Desorganizada? Não participando não ajudaste para que fosse mais. E para mim foi uma das mais organizadas dos últimos tempos...
Na minha escola fizemos RGA, um abaixo-assinado e metemos o pessoal todo a pintar faixas..
Debate? Na minha escola te garanto que houve e a malta quis sair à rua consciente do porquê. Se sabiam o estatuto do aluno de trás para a frente? Não. Sabiam que pagam 40€ para jogar à bola no campo da escola e sabiam que têm exames e sentem a injustiça na pele, sabiam que agora no inverno faz frio, sabiam que não têm o livro de história porque custa 40€... "entre muitas e muitas outras!"
Não se deixem levar pela opinião publica e pelas televisões. É fácil deturpar a realidade. E uma mentira dita muitas vezes parece verdade. O que fica é o miúdo que nunca tinha falado para a televisão e se engasgou e parecia que era o "sem saber nada! somos ridicularizados". Agora os que dizem 3 frases direitas não aparecem. Podemos fazer muito. Mas em qualquer que seja a realidade há sempre alguém que não está tão consciente e acaba-se por levar a pequenina parte pelo todo.
Ano passado houve ENAEESB, este ano está marcado outro. A discussão é sempre viva e produtiva. Não podemos é ter ENAEESB's todas as semanas. O que importa é estar nas escolas a falar e mobilizar os estudantes.
Quem lê parece que isto é coisa do momento e que não é um processo complexo que dura há anos e atravessa gerações. Parece que esta é a primeira manifestação que é feita. Na minha escola já tínhamos feito uma manifestação no 1º período. O debate e a discussão com os estudantes não começa quanto a DNAEESB marca um dia de luta!
Parece-me a mim que há quem ande mais preocupado em criticar a DNAEESB do que em ajudar a que a luta avance... Para mim têm feito o que podem e acho que bem. Mas isto depende é das AE's que estão no terreno. Força ao trabalho!
30.000 na rua! É um grande dia de protesto! Pelos meus lados tá tudo ao rubro! E por nós a Luta vai continuar!
E A LUTA HÁ DE CONTINUAR!
Até termos a escola PUBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE a que temos direito havemos de estar na rua com toda a força!
Estudantes unidos jamais serão vencidos!
Todos os comentários retirados não se enquadram com a discussão e caiem muitas vezes em falsas acusações ou ofensas. Fundamentem as opiniões de uma forma clara e objectiva. Já aqui foram feitas criticas à DNAEESB, que as recebe sempre com o intuito de melhorar. E a discussão das várias opiniões leva à união. E é para isso que existimos. Qualquer questão fora da discussão que aqui se tem enviem para o email da delegação.
Cumprimentos.
Quanto ao (um dos) anónimo, acho completamente extremista o teu comentário:
- A educação sexual já está legislada, e obriga, actualmente a escola a facultar 12horas de ensino sobre esse tema ao longo do ano. Não tem de aumentar a carga horária, podem ser debates na escola, incluídos noutras disciplinas, visitas de estudo por exemplo. O que, pelo menos eu defendo, é que a lei seja cumprida e essa formação seja dada!
-Privatização das escolas, concordo com a falta de informação por parte dos alunos, mas como referi em cima, é informar as pessoas, mobilizar!
- Quanto a alunos filiados em partidos, vês algo de mal nisso? Dizeres que fazem apenas o que as estruturas partidárias lhes mandam é absurdo, faço parte de uma AE, não sou filiado, há pessoas filiadas em diversos partidos na AE da qual faço parte, e não nos regemos por nenhuma delas, as nossas decisões são democráticas, e acusares os alunos de tão grande falta de espírito crítico, é absurdo. Que há alunos que o fazem? há com certeza, agora generalizações dessas não considero leais.
A Associação de Estudantes da Escola Secundária Gil Vicente vem por este meio valorizar os milhares de estudantes que saíram à rua.
Os Estudantes da Gil Vicente acham um desrespeito e um descrédito total pela luta alguns comentários referidos anteriormente.
Quem anda na escola e quem fala com estudantes percebe que todas as bandeiras colocadas pela dnaeesb sao bandeiras justas, basta falarem com eles. Na RGA da Gil Vicente todas as bandeiras foram aprovadas.
A avaliação que fazemos disto tudo é que mais uma vez os estudantes saíram à rua conscientes unidos e firmes, e depois de uma luta tão boa como esta, só podemos ter um bom ENAEESB e com muita partecipação.
A LUTA CONTINUA
Não correu mal de todo este dia de luta. A adesão foi satisfatória e os estudantes portaram-se muito bem, pelo menos cá no Porto...
Ainda assim...
Tenho a apontar que falhámos demasiado nas RGAs, deixámos muitas escolas sem a devida informação e espaço de discussão, e isso prejudicou não só a adesão, mas também a consciencialização dos estudantes, e isso, como já se esperava foi esmiuçado pelos media como forma de desvalorizar e ridicularizar a iniciativa.
As redes sociais da internet podiam também ter sido melhor aproveitadas, através da criação de grupos com o intuito de esclarecer dúvidas/preconceitos e de chegar a mais pessoas, aproveitando a "coladela" de muitos jovens no computador para os sensibilizar.
Penso que este dia de luta proporcionou condições que permitirão ainda mais sucesso em futuras manifestações.
Não deixando, no entanto de valorizar o trabalho realizado pela DNAEESB para chegar ao maior número de escolas possível, e das Associações de Estudantes que mobilizaram os alunos que representam, informando-os e organizando-os como melhor puderam.
Sublinho a importância de não deixar arrefecer o espírito da luta, nomeadamente através da organização de manifestações de menor dimensão pela resolução dos problemas de cada escola.
Quanto aos reaccionários anónimos, lamento a sua postura derrotista e "bota-abaixista", mas são isso mesmo: reaccionários...
Oupas, a luta continua, cambadaaaaa!
FOI LINDOOOOOOO
Quem diz que os estudantes não estão informados ou não estuda no secundário ou nem se dá ao trabalho de ajudar a organizar e mobilizar, pois assim teria noção do quão ridículo essa afirmação é.
Não se deixem manipular pela comunicação social! Aqui em Viseu, as 3 escolas secundárias PARARAM, 1 escola básica PAROU, e ainda outras duas participaram na luta... estivemos mais de 4000 estudantes na rua (e há fotografias que o provam!). Na SIC e em toda a internet, referem que estiveram 700 estudantes na rua!!!!!!!!!!!!! Eu e os meus amigos estávamos todos entusiasmados de ver a luta na televisão e só nos rimos com isto, não fosse isto tão grave.
Outro exemplo: a televisão estava lá na manif, em frente ao Governo Civil. Por acaso chegou ao meu grupo, e foi fazendo perguntas a todos nós: respondemos sobre o estatuto, sobre o regime de faltas, sobre a educaçao sexual, sobre problemas especificos da nossa escola. eramos VINTE. adivinhem o que passou na tv? um aluno que ainda por cima é da nossa escola e tem problemas de deficiencia do raciocinio e que ficou engasgado com a pergunta.
BELA DEMOCRACIA
Mas o que importa é que no fim da manif todos nos abraçámos e sentimos que ali construímos a mudança. Uma amiga minha foi falar à malta (as cavalitas de um rapaz maior, que ela eh minorca hihi) e disse: "Hoje tivemos aqui mais uma jornada de luta, mas isto não acaba aqui! A LUTA CONTINUA"
Boas,
Desculpem mas achei a manifestação uma grande palhaçada. Chego à escola tenho um conjunto de pessoas a gritar, com bandeiras e com megafones a manifestarem-se por algo que acredito que grande parte deles nem saiba o que é. E não querendo entrar em confronto com ninguém e sabendo que estamos todos de igual para igual o que me pareceu é que era todo um conjunto de relaxados.
Quanto às vossas medidas, isto como estudante no último ano do secundário, achei grande parte delas descabida.
CHEGA:
-De ter Directores a comandar os processos eleitorais das AE'S.
Referem se a directores que não deixem que haja formação de algumas listas? É que se for isso tomem em atenção que muitos alunos que se tentam por à frente das listas não tem qualquer capacidade para tal, depois apresentam propostas sem qualquer sentido para a comunidade escolar e que representariam ainda pior os alunos que nessa lista votaram?
-De EXAMES NACIONAIS!!
Quem não quer exames nacionais é quem, no meu ponto de vista, não quer fazer nenhum. Estes exames sendo iguais para todos são importantissimos para equilibrar as notas dos alunos que querem entrar para a Faculdade, porquê? Pelo simples facto de serem iguais para todos, ninguém tem vantagem sobre ninguém e todos os alunos são avaliados da mesma forma.
-Deste ESTATUTO do ALUNO!
Bem que na minha opinião só prejudica quem ja se vangloriava com o número de faltas que dava, agora têm de aparecer mais vezes e como já está mais que provado o número de faltas dadas pelos alunos foi reduzida substancialmente e casos como doenças estão previstos neste estatuto também.
-De ter Escolas a CAIR!
O Governo já destinou grande parte do orçamento de estado para obras públicas, e visto que pelo menos a minha escola está em construção esta proposta não tem qualquer sentido.
EXIGIMOS:
-AVALIAÇÂO JUSTA E CONTÍNUA
Ora vejamos bem, na minha escola a avaliação contínua é, justa nem sempre, mas muitas vezes também somos nós que não queremos abrir os olhos. Vendo o meu passado percebo muitas das notas que considerei injustas acabam por ser o contrário.
-EDUCAÇÃO SEXUAL JÁ!
A legislação actual é e cito aqui o colega Sérgio Rocheteau:
"A educação sexual já está legislada, e obriga, actualmente a escola a facultar 12horas de ensino sobre esse tema ao longo do ano." E muitas escolas têm também já palestras e outras actividades com este tema. Eu próprio já tive 5,6h de palestras e realmente não acho que seja um assunto tão urgente assim. E que até poderá levar para a ideia errada.
-MANUAIS ESCOLARES GRATUITOS!
Não concordo com este exigência, noutros países existem muitas vezes manuais gratuitos pelo simples facto que são comprados pela escola, distribuidos pelos alunos e no fim do ano têm de ser devolvidos em boas condições se não tem de haver pagamento do respectivo. Para os mais carenciados há apoios e realmente se todos os manuais fossem gratuitos acabavamos sem nenhum que as empressas que os produzem iam à falência, a não ser que o governo privatiza-se...
Para finalizar e que estando eu no blogue da Delegação Nacional de Associações de Estudantes acho que se deve reflectir sobre tudo o que se propõe aqui e deixo este comentário com a tristeza que o orgão que me representa a nível nacional apresenta algumas ideias sem sentido e parece estar a falhar.
O João ESDS e o Anónimo (abaixo do comentário AE-ESS) têm toda a razão.
Lembro-me perfeitamente que no 6º ano, na disciplina de Ciências, demos o sistema reprodutor, DST, métodos contraceptivos e tudo o mais. E toda a gente achava aquilo uma piada imensa.
No 9º ano voltamos novamente a abordar a educação sexual, desta vez mais aprofundada e com mais maturidade.
Não vejo razão para quererem Educação Sexual como disciplina. Além do mais, a sexualidade deve ser iniciada com os pais, não na escola.
Olha se calhar é porque o número de grávidas adolescentes em Portugal cresce assustadoramente todos os anos e é dos mais elevados da Europa. E talvez porque o número de adolescentes com DST's é também ele cada vez maior. Talvez a educação sexual que (alguns) pais dão em casa não seja suficiente. E deixemo-nos de dogamtismos e crendices por favor! Talvez eu enquanto adolscente em pleno processo de formação/educação/desenvolvimento tenha Direito a ter Educação Sexual no meu sistema de ensino! Não? E não apenas no papel, eu quero é que exista realmente nas escolas - o que até agora, pelo menos eu, não tenho. E não creio que as escolas da minha terra sejam um caso isolado.
Quantos aos exames nacionais, diz o amigo Joao que "Pelo simples facto de serem iguais para todos, ninguém tem vantagem sobre ninguém e todos os alunos são avaliados da mesma forma."
Se calhar não vives no mesmo país que eu. Se eu tiver aulas numa escola onde não tenho cadeiras para me sentar, onde chove dentro das salas, se não tenho dinheiro para ter explicações ou se quer comprar os manuais que devia (talvez até, vá, me desse jeito que fossem gratuitos) e no entanto ha malta que (e ainda bem que não é tudo assim)tem escolas excelentes, com todos os 'choques tecnológicos', com acesso a materiais de apoio, etc etc. Imperterivelmente nesta 'corrida' que nos leva até ao ensino superior, ninguém parte do mesmo sítio. Não se pode igualar assim coisas que não são iguais. Há que ir ao cerne da questão: invista-se de facto na educação, nas condições das escolas!
"e casos como doenças estão previstos neste estatuto também." DE FACTO NÃO VIVES NO MESMO PAÍS QUE EU. Eu tive de faltar DOIS meses à escola, e acredita que não era por vontade nenhuma minha, mas sim por doença (e sim, comprovada pelos médicos e inúmeras idas ao hospital) além de estar 'tapadíssima' de faltas, tive de fazer provas de recuperação! Por estar doente? Sim! É justo? UI que justiça!
Mas afinal qual é o teu conceito de Democracia? Então é o Director da escola (que por acaso até pode não ter nada a haver com a área da educação) que decide quais são os parâmetros que definem o que faz um bom dirigente associativo ou não, e quais são as propostas/programas interessantes ou nao? ERA O QUE FALTAVA! Como está previsto por lei, os processos eleitorais das AE's devem ser processos independentes. São os estudantes que decidem o que querem para o órgão que os representa!
É triste que penses que a DNAEESB tem ideias sem sentido. Ontem houveram mais de 30.000 estudantes que demonstraram exactamente o contrário.
Ó Anónimo...
Eu sou estudante da Gil Vicente, não pertenço de maneira nenhuma ao Partido Comunista, estive na manif e puxei juntamente com 15 colegas meus pessoal da Luísa de Gusmão para participarem na manif, sei o que são todos os pontos que tu enumeraste aí em baixo. Sabes que mais? Não tens o direito de ser fundamentalista e desvalorizar o trabalho, empenho e convicção de milhares de estudantes neste país que no dia 4 saíram à rua e lutaram.
E digo mais! Alguns podem nem perceber o que é a privatização, serem a favor dos exames e contra a educação sexual... mas nunca vi nenhum dizer que era a favor do Estatuto. Não venhas com conversas de anormal reaccionário para um blog que é suposto ser a máquina da reivindicação dos direitos dos estudantes.
Percebeste tudo ou queres que te explique num português mais básico?
Adriana
"É ridículo a forma como tentaram apressar a manifestação para poder apanhar esta "onda" de manifestações. Passámos a ideia de que fomos para a rua mostrar que tínhamos voz!"
LOOL
1º parece que os anónimos só dizem merda (peço desculpa se insulto algum anónimo que, para variar, não veio para aqui armar-se em reaccionário)
2º Claro que fomos. Na minha terra uma manif envolve barulho e gritos de guerra.
3º Onda? Acho que vivemos mesmo em planetas diferentes, ou então a tua TV Cabo apanha canais estranhos que transmite protestos imaginários
"Não participei na manifestação e digo-vos porquê: considero esta manifestação algo desorganizada e feita em cima do joelho."
Uma manif até pode ser organizada na hora, não deixa de ter valor e de fazer sentido. Mas tudo bem, eu cá não discuto com pessoas que acham que não têm direitos a defender ou que pelo menos acham que se podem dar ao luxo de se armar em esquisitinhos e escolher as manifs ao dedo.
Adriana
Esta luta é totalmente necessária!
Porém existe um reevindicação com a qual não concordo:
-Fim dos Exames Nacionais:
Eu considero que os exames nacionais podem equilibrar o aproveitamento dos alunos, porém penso que deviam tornar-se mais acessíveis, pois por vezes a dificuldade dos mesmo faz os alunos "cair". coisa com que eu não concordo é com os Teste Intermédios, lembrando que este ano estamos em maré de dificuldade imposta pelo ministério da educação! Exemplo: Eu com os teste da minha prof de mat tiro 17, neste ultimo Intermedio tive 8. Dá pa pensar? Sou aluno do 10ºAno
Olá Adriana!
Não sei porque me apelidas de anónimo, sempre me identifiquei nos meus posts...
Penso que não apanhaste bem algumas ideias do meu texto, possivelmente não fui suficientemente explícito:
Quando me referi à "onda" de protestos, referia-me a classes profissionais, e não estudantes. E de certeza que "a tua TV cabo" apanhou as manifs dos enfermeiros, da função pública etc. O que quero dizer é que passou a ideia que "encaixa-mos" a manif aqui para poder apanhar essa tal "onda" de protestos de outras classes profissionais.
"2º Claro que fomos. Na minha terra uma manif envolve barulho e gritos de guerra"
Claro que envolve isso tudo, mas a base da manifestação são as reivindicações! e ao passarmos tanto a ideia (é claro que os jornalistas também os escolhem a dedo) que muitos estudantes estão na rua e não sabem porquê, perdemos credibilidade e isso leva-nos a outra questão:
"Uma manif até pode ser organizada na hora, não deixa de ter valor e de fazer sentido."
Concordo contigo aqui, o valor está lá, mas não achas que se nos organizarmos, definirmos bem os pontos essenciais da nossa luta, criar-mos debate em torno disso, e fizer-mos uma manifestação centralizada gigante, iremos ter muito mais impacto nos media e junto do governo? 400 alunos em Lisboa junto ao ministério? por amor de deus! nós conseguimos pôr uns 5000 alunos lá sem grande esforço! Conheço gente de várias escolas diferentes que não faziam ideia da manif.
E volto a reiterar a ideia do meu primeiro post: Qual é o sentido de marcar uma manifestação para 2 semanas antes do encontro nacional das AE's ? Não faria muito mais sentido mobilizarmos todas as AE's que conseguíssemos para o ENAESB, debater as tais linhas orientadoras da luta, e no tempo restante, depositar nas AE's a função de mobilizar os estudantes para a manif.
Abraço,
Sérgio Rocheteau
P.S.: Peço-vos que não sejam sectários nem intolerantes, vejo aqui insultos ao pessoal que não concordou com a manif e isso é triste. Critiquem o conteúdo e não a pessoa.
Allou,
Então isto da Área de Projecto é uma coisa maravilhosa e tenho muito tempo em mãos (3 horinhas semanais para anhar) então vim aqui coçar umas quantas comichões e dar algumas opiniões para a reflexão que por aqui se tem (alguns..)
Ao anonimo que acaba com o "Fica dito"
"Privatização das Escolas? Ainda não vi um que valorizasse tal tema e lhe desse o mínimo de valor. Melhor, 90% nem sabe do que estão a falar quando referem isso."
Não viste? Parece-me difícil. Mobilizaste para o dia de luta ou participaste sequer? Podia ajudar.
Conheço muito boas escolas em que aquilo que a malta se queixa é do preço das sandes por o bar privatizado ou os 40€ para jogar à bola no campo da escola. Podem não perceber muito de economia e a privatização enquanto caminho seguido pelo governo não estar bem claro. Devemos trabalhar para que sim. Aumentar a consciencia depende de todos. Mas que muitos há que sabem que a sandes é cara e é por causa da empresa que lá está a tirar lucro de uma escola publica os há. E lutam contra isso.
"Podem até dizer que não concordam e tal, mas a verdade é que muitos deles nem sabem por que é que estão a reivindicar."
Uma coisa é saber explicar para a televisão outra coisa é saber porque está a lutar. Muito boa gente sabe todas as reivindicações e com uma câmara à frente sai "ahhhhh(...)". Todos os que lutam sabem 1 razão que seja para lutar. Seja a sandes cara seja a mercantilização da educação. Tu sabes tudo? E à frente de uma câmara? Devemos todos contribuir que todos saibam o máximo possível pois assim seremos mais fortes e unidos.
"ao fim de um mês e pouco toda a gente conformada e já ninguém se chateava com tal coisa."
70.000 ano passado e este ano muitas escolas em luta e 30.000 no dia 4. Conformados? talvez tu..
"Educação Sexual? Para quê? Para aumentar ainda mais a carga horária?"
Já está por aqui bem claro que a educação sexual está prevista na lei de uma forma transversal. Para quê? Mais à frente digo.
"Luta dos Estudantes? Nao! Luta de uma minoria de estudantes informados, partidarizados, que só fazem o que lhes mandam."
Muito bom. Tens argumentos de peso. Vai a uma luta dos estudantes. Quem luta, luta pelos seus direitos e pelo teus já agora. Devias por a mão na testa. Se há partidos que estão ao lado dos direitos dos estudantes? É outra conversa. Pensa bem sobre isso. Tomara ao partido comunista ter a expressão proporcional aos 3500 nos Açores ou 4500 em Viseu.
"Onde está a luta pelos direitos do estudante aqui?"
És tão mas tão pequenino do fundo do teu sectarismo que não te deixa olhar para o lado e ver que esta é uma luta dos estudantes, de gerações pelos seus direitos.
Se hoje não há PGA's ou Revisão Curricular ou poderá haver educação sexual e alteração ao estatuto do aluno é porque alguem lutou. E foram os estudantes.
Ao João ESDS
"Desculpem mas achei a manifestação uma grande palhaçada."
Jasus. Pensa se conseguires e fundamenta o que dizes. E não ofendas os milhares de estudantes que no dia 4 lutaram pelos teus direitos e os muitos milhares em outros anos.
As associações de estudantes são livres e autónomas e cabe aos estudantes escolherem quem querem para os representar. Directores a interferir com isto é uma violação da lei.
Já continua
(continuação)
"Estes exames sendo iguais para todos são importantíssimos para equilibrar as notas dos alunos que querem entrar para a Faculdade, porquê? Pelo simples facto de serem iguais para todos, ninguém tem vantagem sobre ninguém e todos os alunos são avaliados da mesma forma."
Ninguem tem vantagem? Estás a avaliar com o mesmo exame realidades muito diferentes. Não se iguala com um Exame as profundas desigualdades que existem no ensino.
"Ora vejamos bem, na minha escola a avaliação contínua é"
Mentes sem saber (talvez). Contínua é avaliar através do tempo de acordo com muitos e diários parâmetros. Há uma pequena coisa que acaba com isto. Os exames: 30% ou 50% não tem grande continuidade não achas?
"Exemplo: Eu com os teste da minha prof de mat tiro 17, neste ultimo Intermédio tive 8. Dá pa pensar? Sou aluno do 10ºAno"
Espelhas aquilo que disse mesmo antes. Em termos pedagógicos e justos o Exame deturpa a escola. E agora és aluno de 17 com a professora que te dá aulas todos os dias e te avalia continuamente ou de 8 numa prova de 2horas? Para mim és de 17 miúdo!
"visto que pelo menos a minha escola está em construção esta proposta não tem qualquer sentido."
Se para mim está bom isto não faz sentido. O meu pequenito umbigo. Os que têm escolas sem condições esses não interessa. Não faz sentido. Acorda para o mundo. Faz todo e mais algum sentido exigir escolas em condições.
"Eu próprio já tive 5,6h de palestras e realmente não acho que seja um assunto tão urgente assim. E que até poderá levar para a ideia errada."
Outra vez o umbigo. O próprio ministério diz que não está aplicada. Eu acho que tenho e sei tudo sobre o assunto, quem não tem e não sabe que se lixe.
"MANUAIS ESCOLARES GRATUITOS!
Não concordo com este exigência
as empresas que os produzem iam à falência, a não ser que o governo privatiza-se..."
Jasus. Pois claro que não concordas. Deves ter 200 ou 300 euros para dar assim ao desbarato. Não sei se sabes (talvez não), mas há quem não tenha. Ai meu querido umbigo. Enquanto quem passa fome que se lixe. Tadinhas das empresas. Que lucram milhões com o ensino. E são já agora privadas. Por mim governo que os pague. É seu dever. Está escrito algures numa coisa tipo Constituição ou Direitos Humanos que temos direito ao uma educação gratuita. Então esta que exista!
"tristeza que o órgão que me representa a nível nacional apresenta algumas ideias sem sentido e parece estar a falhar."
Podes continuar triste porque tenho a certeza de que a Delegação vai continuar a defender as ideias dos estudantes que pareces ainda não ter percebido afastam-se bastante das tuas.
"Não vejo razão para quererem Educação Sexual como disciplina. Além do mais, a sexualidade deve ser iniciada com os pais, não na escola."
Mais uma vez. Educação Sexual deve ser transversal a todas as disciplinas como diz a lei. Se os teus pais de "iniciam" bestial! Os meus não! Tenho o direito a que a escola o faça!
(já continua)
Ao Sérgio Rocheteau,
"O que quero dizer é que passou a ideia que "encaixa-mos" a manif aqui para poder apanhar essa tal "onda" de protestos de outras classes profissionais."
És o primeiro que ouço dizer qualquer coisa e tenho a certeza de que a luta dos estudantes não anda a reboque de nenhuma outra.
"passarmos tanto a ideia (é claro que os jornalistas também os escolhem a dedo) que muitos estudantes estão na rua e não sabem porquê, perdemos credibilidade"
Então? É isso. Podem falar 100 muito clara e coerentemente e 1 dizer “fajoja cenas tipo fixe”. É certo que esse é que passa em todo o lado. Porque os estudantes são burrinhos. Não se deixem ir na cantiga da luta do porque sim. Os estudantes estão conscientes das razões que os levam a sair à rua. É obvio que podemos estar muito mais. Vamos trabalhar todos para isso. E por muito conscientes que estejamos haveram sempre de nos descredibilizar e infantilizar.
“400 alunos em Lisboa junto ao ministério? por amor de deus! nós conseguimos pôr uns 5000 alunos lá sem grande esforço! Conheço gente de várias escolas diferentes que não faziam ideia da manif.”
“Por amor de deus!” de facto. Acreditas em tudo o que lês nos jornais e vês na TV. Foram mais de 30.000. Dos mais de 3000 nos Açores e em Almada ou dos 4000 em Viseu ninguem ouve nada. Este centralismo na capital tem que ser muito bem reflectido. Ainda bem que foi descentralizado pelo país e pelas escolas. Perfiro 30.000 em muitos sitios do que 5000 em Lisboa nesta fase de primeira luta nacional do ano lectivo. Tens que ter em atenção das dificuldades para trazer pessoas para a frente do ministério. Viana do Castelo, Algarve e Açores por exemplo não lutam? Ainda bem que lutaram. Acho no minimo incoerente questionares de tal forma terem estado “apenas 400” (e foram 500 para que conste e houve anos bem piores, mas podemos sempre ir mais longe) e não teres estado lá. É curioso dizeres que eram poucos quando tu nem sequer lá foste. Com a tua presença seriamos mais. Criticar de fora é facil. Ir, mobilizar e preparar é bem mais dificil. Espero que no futuro dês um maior contributo.
“organizarmos, definirmos bem os pontos essenciais da nossa luta, criar-mos debate em torno disso, e fizer-mos uma manifestação centralizada gigante, iremos ter muito mais impacto nos media e junto do governo? “
Houve muitas RGA's e não houve mais porque o ataque à reunião e discussão dos estudantes é grande. Pontos estão definidos desde o ano passado e o proximo ENAEESB terá opurtunidade de os discutir. Criar debate depende de cada estudante e de cada AE. Organizar tambem. A delegação apelou à discussão e à realização de RGA's. Foram enviadas cartas para todas as escolas pela Gil Vicente. Na minha escola recebemos. Fizeram-se muitos esforços para alargar a mais escolas.
Sobre ser centralizada acho que na altura em que foi este dia só podia ser descentralizado para dar opurtunidade a todo o país de luta lá no sitio e nas escolas. Se tivesse sido centralizada não tinha tido a mesma expressão e não se poderiam ter dado avanços na organização e discussão por todo o país.
Critique-se com a legitimidade de quem ajudou a trabalhar e fez tudo para que a luta dos estudantes cresça e melhore. Temos de estar unidos e não separados. Vamos ao trabalho. A Luta continua!
Cumprimentos. AM
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